Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2010 - 15h50

PMDB propõe acordo com diretório catarinense para evitar intervenção

Publicidade

NANCY DUTRA
DE BRASÍLIA

Para evitar a intervenção no diretório de Santa Catarina, a cúpula do PMDB ofereceu duas opções aos peemedebistas do Estado. As propostas foram apresentadas pelo presidente do partido, Michel Temer (PMDB-SP), e por líderes do PMDB durante encontro de mais de duas horas nesta terça-feira, em Brasília.

A primeira alternativa é lançar a candidatura própria ao governo do Estado, encabeçada pelo presidente estadual do partido, Eduardo Pinho Moreira, e liberar a militância para apoiar quem desejar à Presidência.

A segunda consiste em desistir da corrida pelo governo e do apoio ao candidato Raimundo Colombo (DEM), candidato de oposição ao presidente Lula.

Fechado com a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência, o PMDB trabalha para evitar que o tempo de rádio e televisão do partido em Santa Catarina seja utilizado em favor do presidenciável tucano José Serra.

O processo de intervenção teve início na semana passada, quando Pinho Moreira anunciou a retirada de sua candidatura ao governo para apoiar Colombo, que oferece palanque para Serra no Estado.

No fim da tarde, os peemedebistas catarinenses --entre eles Pinho Moreira e os ex-governadores Luiz Henrique da Silveira, Paulo Afonso e Casildo Maldaner-- se reúnem para responder à proposta da cúpula nacional.

Caso não aceitem nenhuma das duas opções, o PMDB nacional deverá intervir no Estado e destituir a direção local. Em nota na semana passada, a Executiva Nacional afirmou que Pinho Moreira rompeu compromisso com a candidatura petista ao Planalto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página