Descrição de chapéu Seminário Combustíveis

Folha realiza seminário sobre mercado de combustíveis no Brasil

Evento tem entrada gratuita e acontece no auditório do jornal, no dia 16 de abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Folha realiza o seminário Oportunidades no Mercado de Combustíveis do Brasil no dia 16 de abril. Representantes do governo e de empresas do setor estarão no evento para debater os temas mais urgentes para a área, como o aumento da competitividade e a necessidade de mais investimentos.

Posto de combustíveis na praça Panamericana, na zona oeste de São Paulo - Danilo Verpa - 11.set.2018/Folhapress

A greve dos caminhoneiros no Brasil em 2018, que secou os postos de combustíveis pelo país, evidenciou a necessidade de se discutir políticas para a área de combustíveis. Na época, um acordo com a categoria foi alcançado graças a um subsídio ao óleo diesel. A medida deve terminar ainda em 2019, trazendo riscos à trégua adquirida e mostrando que incentivos como esse podem não ser sustentáveis.

Especialistas e membros da área econômica do novo governo têm defendido o aumento da competitividade do setor como alternativa para diminuir os preços ao consumidor. Mas como promover a competição com o domínio da Petrobras no refino?O número limitado de agências que distribuem os produtos é barreira para fomentar a competição entre as empresas?

No primeiro debate do evento, especialistas estarão reunidos para discutir tributação na área, regulação de mercado e riscos envolvidos no aumento da competitividade.

Graças ao preço nos mercados internacionais, a venda de petróleo bruto brasileiro para o exterior chegou a US$ 2,9 bilhões em outubro do ano passado -um aumento de 137% em relação ao mesmo mês em 2017. O momento é oportuno para buscar investimentos de fora?

Na segunda mesa do dia, os palestrantes vão debater as principais ações para o setor atrair mais investimentos, o que deve aumentar o número de refinarias no país e melhorar a infraestrutura de logística, trazendo mais empregos e força para suprir a demanda.

O evento tem entrada gratuita e acontece no auditório do jornal (alameda Barão de Limeira, 425), em São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo site Folha eventos.


SEMINÁRIO OPORTUNIDADES NO MERCADO DE COMBUSTÍVEIS NO BRASIL

Quando 16 de abril, a partir das 9h

Onde Auditório da Folha (Al. Barão de Limeira, 425)

PROGRAMAÇÃO

9h30 Abertura

Bruno Covas, prefeito de São Paulo

10h Mesa 1: A competitividade no setor de combustíveis no Brasil

Participantes: André Pinto, sócio do BCG (Boston Consulting Group); Vinícius Marques de Carvalho, professor de direito na USP e ex-presidente do Cade; Alexandre Santos de Aragão, professor de direito administrativo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Aurélio Amaral, diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)

11h Intervalo

11h20 Mesa 2: Investimentos e simplificação tributária no setor de combustíveis

Participantes: Edson Vismona, presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO); Henrique Meirelles, secretário de Estado da Fazenda e Planejamento de São Paulo, e Hugo Funaro, sócio do Dias de Souza Advogados Associados especializado em direito econômico financeiro

12h30 Encerramento

Caio Megale, secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (ministério da Economia)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.