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09/01/2013 - 19h25

Panasonic apresenta TV com tela de Oled de 56 polegadas e resolução 4K

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DA REUTERS, EM LAS VEGAS

A Panasonic revelou na terça-feira (8) um televisor com espessura de meia polegada e tela de Oled de 56 polegadas. A apresentação ocorreu na CES, feira de eletrônicos que ocorre em Las Vegas.

A tecnologia Oled permite a produção de telas mais finas e que consumem menos energia.

A Sony, que está cooperando com a Panasonic no desenvolvimento do Oled, também revelou um televisor com tela de 56 polegadas e resolução 4K (ou Ultra HD). Além disso, a empresa afirmou que vai ampliar sua linha de TVs de LCD com essa definição neste ano.

A tela das TVs da Sony e da Panasonic têm uma polegada a mais do que a de modelos apresentados por Samsung e LG na edição de um ano atrás da CES.

A LG, que começou a aceitar encomendas de seus painéis de Oled, planeja vender uma TV com tela de 55 polegadas nos Estados Unidos a partir de março, por US$ 12 mil, tornando-se a primeira empresa a comercializar a nova tecnologia.

Kazuhiro Tsuga, presidente da Panasonic, disse a executivos da indústria e a jornalistas durante a CES deste ano: "Muitas pessoas pensam na Panasonic como uma companhia de produção de televisores. Na verdade, há quase cem anos produzimos uma vasta gama de produtos".

Tsuga afirmou que a Panasonic vai se concentrar em vender produtos como baterias para carros, sistemas de entretenimento em voo, células de hidrogênio, painéis solares e iluminação LED para empresas, enquanto amplia a unidade de eletrodomésticos e reduz a exposição do grupo ao hipercompetitivo mercado de eletrônicos de consumo.

"O futuro da Panasonic está sendo construído muito além de uma única categoria de produto", disse Tsuga.

Panasonic, Sony e Sharp têm sido atingidas por intensa competição de rivais sul-coreanos no mercado de telas de LCD convencionais. A participação do Japão no mercado mundial de TVs planas neste ano provavelmente caiu para 31%, ante 41% em 2010, segundo a Associação das Indústrias de Eletrônicos e Tecnologia da Informação do Japão.

Tsuga afirmou ainda que vai entregar detalhes de um plano de recuperação da Panasonic até o final de março. Até agora, ele tem afirmado que negócios que não apresentem margem de lucro operacional de 5% dentro de dois anos serão fechados ou vendidos. A venda das unidades mais fracas pode começar no próximo ano fiscal.

A Panasonic estima fechar o ano fiscal que termina em 31 de março com prejuízo líquido de US$ 8,9 bilhões.

 

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