Descrição de chapéu New York Times Facebook Mark Zuckerberg

Facebook deu dados de usuários a chinesa considerada risco à segurança dos EUA

Rede também fez acordo de compartilhamento de informações com a Huawei e outras 3 asiáticas

Visitantes à frente do logotipo do Facebook em feira de tecnologia em Pequim
Visitantes à frente do logotipo do Facebook em feira de tecnologia em Pequim - Mark Schiefelbein - 26.abr.18/Associated Press
Nova York

O Facebook compartilha dados de usuários com ao menos quatro empresas de eletrônicos chinesas, uma das quais, a Huawei, considerada pela inteligência americana ameaça à segurança nacional, informou a rede social nesta terça (5).

Os acordos, que existem ao menos desde 2010 e ainda estão em vigor, incluem a Lenovo, a Oppo e a TCL.

A rede social disse que vai romper o contrato com a Huawei, gigante dos equipamentos de comunicações, até o fim da semana.

No domingo (3), reportagem do New York Times revelara que o Facebook compartilhava informações com gigantes da tecnologia como Apple, Amazon e Samsung.

O Facebook permitiu que os fabricantes de aparelhos tivessem acesso a dados sobre os amigos de seus usuários sem o consentimento explícito destes, mesmo depois de ter declarado que essas informações não seriam mais compartilhadas com terceiros.

Alguns fabricantes de aparelhos obtiveram o direito de obter informações pessoais mesmo sobre os amigos de usuários que acreditavam ter bloqueado qualquer compartilhamento, constatou o The New York Times.

O Facebook rejeitou as alegações do jornal e disse que tais informações são rigidamente controladas e amplamente sujeitas a consentimento dos usuários.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.