Instagram vai exigir data de nascimento de usuários em ação para proteger crianças

Medida faz parte de esforço da plataforma para criar recursos de segurança para jovens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sheila Dang
Reuters

O Instagram começará a exigir que os usuários confirmem suas datas de nascimento como parte de um esforço para criar novos recursos de segurança para jovens, disse o aplicativo de mídia social do Facebook.

A plataforma estudou a construção de uma versão de seu aplicativo para crianças menores de 13 anos, o que fez parlamentares pedirem que o Facebook desistisse dos planos, dizendo que a empresa de mídia social "tem um histórico claro de falhas em proteger as crianças em suas plataformas".

O Instagram disse que usará as informações para "garantir o fornecimento das experiências certas para a faixa etária certa".

Silhuetas de pessoas usando o celular em frente à logo do Instagram - Dado Ruvic - 28.mar.2018/Reuters

No mês passado, a empresa disse que padronizará os usuários com menos de 16 anos para uma conta privada quando ingressassem na plataforma.

O aplicativo disse que pedirá aos usuários seus aniversários quando eles abrirem o Instagram e, em seguida, mostrará várias notificações se a informação não for inserida. Em algum momento, os usuários serão obrigados a enviar sua data de nascimento para continuar usando o aplicativo, disse a empresa.

As mudanças afetarão apenas os usuários do Instagram que não compartilharam sua data de nascimento no aplicativo antes. O Instagram afirmou que está ciente de que alguns usuários podem inserir uma data de nascimento falsa e disse que está desenvolvendo uma nova tecnologia para resolver esses problemas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.