Líderes religiosos pedem a Zuckerberg que não crie Instagram Kids

Grupo enviou carta ao CEO da Meta pedindo interrupção permanente do plano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reverendos, rabinos e outros líderes religiosos pediram nesta terça-feira (8) ao presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, que interrompa permanentemente o plano da empresa de lançar uma versão do Instagram voltada para usuários jovens, em uma carta enviada pelo grupo de advocacia Fairplay e sua rede Children's Screen Time Action Network.

Desde setembro do ano passado, o Instagram suspendeu seus planos de lançar uma versão do aplicativo para crianças, conforme a oposição ao projeto crescia.

"Depois de muita meditação e oração, afirmamos que as plataformas de rede social que visam cérebros imaturos, praticam mineração de dados antiética e são inspiradas pelo lucro não são uma ferramenta para o bem maior das crianças", disse a carta, assinada por mais de 70 líderes religiosos.

Aplicativo do Instagram em tela de celular - Dado Ruvic - 13.jul.2021/Reuters

O Instagram e sua empresa proprietária, Meta Platforms, antigo Facebook, estão sob intenso monitoramento com relação ao potencial impacto de seus serviços na saúde mental, imagem corporal e segurança de jovens usuários, inclusive depois que a delatora Frances Haugen vazou documentos internos sobre a abordagem da empresa a usuários mais jovens.

A Meta disse que os documentos vazados foram usados para pintar uma imagem falsa do trabalho da empresa. A companhia também disse que a ideia de criar um Instagram para crianças era oferecer um lugar mais dedicado e seguro para os usuários mais jovens interagirem com o serviço.

A carta dos grupos religiosos, que citou a Bíblia, o Alcorão, o papa Francisco e o monge budista Thích Nhất Hạnh, pediu a Zuckerberg, como alguém que no passado disse que religião é algo "muito importante", reconhecesse as preocupações espirituais e seculares em torno do projeto.

O Instagram se recusou a comentar a carta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.