Descrição de chapéu tecnologia internet

Afiliada da Globo em Goiás sofre ataque hacker

Sites do Grupo Jaime Câmara estão fora do ar desde domingo (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Grupo Jaime Câmara, responsável pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, sofreu um ataque hacker neste domingo (25) que bloqueou o acesso aos sistemas da empresa.

O grupo também opera a rádio CBN Goiânia e é dono dos jornais O Popular e Jornal do Tocantins.

O ataque cibernético foi confirmado pelas redes sociais da TV Anhanguera na noite desta segunda (26). Segundo a nota, os dados dos usuários estão protegidos por criptografia e não há risco de vazamento.

Lilian Lynch, apresentadora do Jornal Anhanguera, da afiliada da Globo em Goiás
Lilian Lynch, apresentadora do Jornal Anhanguera, da afiliada da Globo em Goiás - Reprodução/TV Globo

Os sites dos quatro veículos seguem fora do ar na tarde desta quarta-feira (27). Já os sites hospedados nos servidores da Globo, como o G1 Goiás e o Globo Esporte de Goiás, estão funcionando.

Ofensivas que bloqueiam o acesso aos sistemas de uma empresa geralmente são feitas com o chamado ransomware. Nesse método, criminosos invadem os computadores e criptografam os arquivos (ou seja, exigem uma senha para acesso). Para normalizar o sistema, cobram um resgate.

Veja a íntegra da nota do Grupo Jaime Câmara:

"O Grupo Jaime Câmara foi vítima, neste domingo, de um ataque hacker criminoso que bloqueou o acesso aos sistemas da empresa.

Em consequência desse ataque, nossos clientes e usuários poderão perceber alterações na qualidade de nosso conteúdo ou mesmo a indisponibilidade total, como no caso de algumas rádios ou dos sites de jornais.

Reforçamos que todos os dados de clientes e usuários são protegidos por criptografia e portanto não há risco de vazamento. O dano do ataque é limitado à restrição do acesso aos nossos sistemas.

Nossas equipes estão trabalhando intensamente e sem medir esforços para garantir a continuidade e o restabelecimento integral de todos os serviços e produtos.

Contamos com a compreensão de todos. Vamos juntos!"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.