Hackers chineses roubaram milhões de auxílio da Covid nos EUA

Invasores já conduziram uma série de invasões cibernéticas apoiadas pelo governo da China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Christopher Bing Michael Martina
Washington | Reuters

Hackers chineses roubaram dezenas de milhões de dólares dos pacotes de auxílio do governo dos Estados Unidos pela pandemia desde 2020, informou o serviço secreto na segunda-feira (6).

O serviço secreto se recusou a fornecer detalhes, mas confirmou reportagem da NBC News de que a equipe de hackers chinesa supostamente responsável é conhecida na comunidade de pesquisa de segurança como APT41 ou Winnti.

O APT41 é um grupo cibercriminoso que conduziu uma série de invasões cibernéticas apoiadas pelo governo chinês e violações de dados motivadas financeiramente, de acordo com especialistas.

Representação de um ciberataque - Kacper Pempel - 28.fev.2013/Reuters

Vários membros do grupo de hackers foram indiciados em 2019 e 2020 pelo Departamento de Justiça dos EUA por espionar mais de cem empresas, incluindo companhias de desenvolvimento de software, provedores de telecomunicações, empresas de redes sociais e desenvolvedores de videogames.

"Infelizmente, o Partido Comunista Chinês escolheu um caminho diferente para tornar a China segura para cibercriminosos, desde que eles ataquem computadores fora da China e roubem propriedade intelectual útil para a China", disse o ex-vice-procurador-geral Jeffrey Rosen na época.

A Embaixada da China em Washington disse que a China sempre "se opôs firmemente e reprimiu todas as formas de roubo cibernético e hacking" e que se opôs às "acusações infundadas" contra o país sobre segurança cibernética.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.