Alibaba testa ferramenta de inteligência artificial no estilo ChatGPT

Gigante do comércio eletrônico diz estar concentrado em modelos de linguagem e inteligência generativa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Josh Horwitz Brenda Goh
Xangai | Reuters

O Alibaba disse na quarta-feira (8) que está desenvolvendo uma ferramenta no estilo ChatGPT. O comunicado do grupo de comércio eletrônico chinês veio depois que o jornal 21st Century Herald antecipou que a companhia estava realizando testes internos com uma plataforma de inteligência artificial.

Quando perguntada sobre a reportagem do jornal, que disse que o Alibaba poderá combinar a tecnologia com o aplicativo de comunicação do grupo, o DingTalk, a empresa se recusou a comentar.

Logo do Alibaba em escritório da companhia em Pequim, na China - Thomas Peter - 5.jan.2021/Reuters

A empresa disse que se concentrou em grandes modelos de linguagem e inteligência generativa por vários anos. Modelos de linguagem ampla são sistemas de processamento de linguagem natural que são treinados em grandes volumes de texto e e têm capacidade de responder e compreender perguntas, bem como gerar novos textos.

Nesta segunda (6), o Google lançou o Bard, um robô gerador de texto também com o intuito de competir com o ChatGPT. A ferramenta, porém, ainda está em fase de testes e deve ser disponibilizada para o público nas próximas semanas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.