Windows passa a ter pesquisa com Bing semelhante ao ChatGPT

Chatbot será integrado à caixa de pesquisas da barra de tarefas do sistema operacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jeffrey Dastin
Reuters

A Microsoft começou nesta terça-feira (28) a adicionar seu mecanismo de pesquisa recentemente atualizado Bing ao sistema operacional Windows, com o objetivo de colocar a inteligência artificial (IA) ao alcance de centenas de milhões de pessoas.

A atualização do Windows 11, a mais recente da Microsoft em meio a uma série de reformulações de produtos neste mês, mostra como a fabricante de software está avançando na inteligência artificial apesar do recente escrutínio de sua tecnologia.

Logo da Microsoft; empresa adicionou chatbot do Bing, com tecnologia do ChatGPT, ao Windows - Reuters/Gonzalo Fuentes

O Windows incluirá o novo Bing na caixa de pesquisa, presente na barra de tarefas do sistema, o que deve ajudar meio bilhão de usuários mensais a navegar em seus arquivos e na internet, segundo a empresa. O software por trás da nova versão do buscador é desenvolvido pela OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT.

O mecanismo de busca ainda está em modo de teste, acessível a cerca de 1 milhão de pessoas em 169 países, e com uma lista de espera para outros, disse a Microsoft.

A empresa lançou seu chatbot com inteligência artificial para o Bing com o objetivo de conquistar participação de mercado no mercado de buscas, hoje dominado pelo Google, da Alphabet.

O novo Bing consegue responder a perguntas e conversar com o usuário com base em informações disponíveis na internet.

A Microsoft tem recebido feedbacks sobre o novo Bing antes de um lançamento mais amplo. O chatbot do mecanismo supostamente fez declarações de amor e ameaças a alguns usuários, levando a empresa a limitar longos bate-papos que podem gerar respostas inesperadas.

Além do novo Bing, a atualização do Windows incluirá um software que pode se conectar a mensagens e chamadas do iPhone , disse a empresa.

A Microsoft anunciou um investimento multibilionário na OpenAI em janeiro. A parceria entre as duas empresas, contudo, dura quase quatro anos —em 2019, a big tech destinou US$ 1 bilhão para a startup cofundada por Elon Musk e Sam Altman.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.