WhatsApp lança mensagem de áudio que desaparece após ser ouvida; veja como usar

Nova ferramenta funciona como fotos e vídeos de visualização única

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O WhatsApp anuncia, nesta quinta-feira (7), um recurso de envio de áudio que só pode ser ouvido uma única vez. Depois de escutar a mensagem na íntegra, a plataforma exclui o áudio, como acontece nos vídeos e nas fotos de visualização única.

A novidade terá lançamento global nos próximos dias. Para receber o recurso, o usuário precisa manter o aplicativo atualizado, na Play Store (para donos de smartphone Android) ou na App Store (para iPhones).

Mensagem de áudio de reprodução única terá indicação gráfica com o número 1 à direita do balão. Imagem mostra cadeado com vídeos e fotos de reprodução única
Mensagem de áudio de reprodução única terá indicação gráfica com o número "1" à direita do balão - Divulgação/WhatsApp

Para enviar o áudio de reprodução única, a pessoa deve deslizar o botão de gravar mensagem para cima. O WhatsApp mostra novo botão com ícone no formato de algarismo "1", que deve ser selecionado para ativar o recurso. O processo é similar ao envio de vídeos e fotos de reprodução única, disponível no app desde 2021.

O recurso permite compartilhar informações confidenciais por mensagem de voz de forma segura, segundo anúncio do aplicativo. "Seja para informar os dados do seu cartão de crédito para um amigo ou quando estiver planejando uma surpresa."

Assim como nas fotos e nos vídeos com visualização única, as mensagens de voz com esse recurso têm a marcação de um ícone com o número 1 e só podem ser reproduzidas uma vez.

O WhatsApp diz que protege as mensagens de voz com criptografia de ponta a ponta por padrão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.