Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2011 - 20h04

Criadora do 'Oscar da internet' fala da importância de se desconectar

Publicidade

LEONARDO LUÍS
DE SÃO PAULO

A vida de Tiffany Shlain, cineasta e criadora do Webby Awards (chamado frequentemente de "o Oscar da internet"), está fortemente vinculada ao mundo da tecnologia. Seu filme autobiográfico "Connected", exibido hoje no Digital Age 2.0 2011, em São Paulo, fala da importância de priorizar outros aspectos da vida numa sociedade excessivamente interconectada.

No filme e em eventos para os quais é convidada, Tiffany advoga a importância de "se desconectar". Uma vez por semana, na sexta-feira à noite, Tiffany, seu marido e sua filha ficam sem usar aparelhos tecnológicos por 24 horas. "Isso me faz até valorizar mais a tecnologia. No sábado à noite, não vejo a hora de me reconectar."

Reprodução
Cena do filme "Connected", de Tiffany Shlain
Cena do filme "Connected", de Tiffany Shlain

"Connected", dirigido e narrado por ela, fala sobre como a tecnologia tem poder de resolver grandes problemas da humanidade, desde que as pessoas tenham consciência do mal que ela pode provocar e saibam lidar com isso.

"Não podemos nos esquecer do que existe quando a gente está desconectado", disse Tiffany ao público do Digital Age 2.0 em videoconferência após a exibição de "Connected", repetindo a ideia central do filme.

"Connected" intercala análises sobre o destino do mundo --"quanto mais conectados estamos, maiores as consequências de nossas ações", diz um trecho-- com visões sobre o amor humano --especialmente sobre o amor de Tiffany por seu pai, o médico e escritor Leonard Shlain.

Ao saber que seu pai ia morrer em nove meses por conta de um câncer no cérebro, Tiffany começou a registrar imagens dele com a câmera, aconselhada por um amigo que se arrependeu de não ter feito o mesmo depois que perdeu o pai. "Mas não era capaz de registrar a essência dele", diz ela no filme.

Algumas das imagens registradas são exibidas em "Connected". Em uma delas, já no final, Leonard aparece vestido de branco, com o céu de fundo falso --montagem feita por Tiffany--, e diz: "Eu vou estar sempre com vocês".

O filme será exibido no Festival do Rio, que ocorre entre 6 e 18 de outubro, e na Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, que vai de 21 de outubro a 3 de novembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página