Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2012 - 11h52

Justiça francesa considera touradas no sul do país constitucionais

DA EFE

O Conselho Constitucional francês considerou nesta sexta-feira que as touradas realizadas no sul do país são legais e não violam a Constituição.

O Conselho se pronunciou após processo apresentado por duas organizações contra as touradas e a favor dos direitos dos animais.

Os juízes consideraram de acordo com a Constituição o artigo do Código Penal francês que introduz uma exceção para que possam ser realizadas touradas em cidades que tenham uma tradição neste tipo de evento.

As organizações afirmavam que a prática constituía maus-tratos aos animais e não podia ser considerada legal em nenhuma parte do país.

Os magistrados assinalaram que os deputados é que devem estabelecer em quais circunstâncias a tourada é ilegal, e consideraram que a atual noção de "tradição local ininterrupta" não é ambígua, como afirmavam os denunciantes.

O processo foi apresentado após o governo anterior declarar em abril de 2011 que a tauromaquia era patrimônio cultural do país.

Yoan Valat - 15.set.12/Efe
Toureiro cumprimenta o público após matar um touro na praça de Nimes, na França
Toureiro cumprimenta o público após matar um touro na praça de Nimes, na França

O vice-presidente do Comitê Radicalmente Antitourada (CRA) Jean-Pierre Garrigues, afirmou à agência Efe que a briga "não terminou" e considerou que a decisão foi mais política do que jurídica.

"Vivemos uma ditadura taurina, os políticos se deixaram levar pelo lobby dos touros e não escutam o povo. A pressão dos políticos provocou esta sentença. Me dá vergonha de ser francês", afirmou.

A decepção dos detratores das touradas contrasta com a alegria dos defensores da tauromaquia, que consideram a questão encerrada, de acordo com o presidente da União de Cidades Taurinas da França (UVTF), Guillaume François.

"Sentimos um grande alívio porque se legitimou uma prática cultural tradicional em diversas regiões francesas", comemorou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página