Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2013 - 06h30

Metrô de Londres completa 150 anos

DA EFE

O metrô de Londres, o mais antigo do mundo, completa hoje 150 anos e, para comemorar o aniversário, a empresa pública Transport for London (TfL), responsável por sua operação, lembrará como foram as primeiros viagens pelo subsolo da cidade.

A primeira linha de um metrô que agora conta com 408 quilômetros de vias (é o terceiro mais extenso do planeta) foi a Metropolitan Railway, inaugurada em 9 de janeiro de 1863 e que ligava três estações do norte (Paddington, Euston e King's Cross) ao centro, em Farringdon.

No próximo domingo, londrinos e turistas poderão conhecer esse trajeto a bordo da Met Locomotive Nº1, a única locomotiva a vapor que, construída em 1898, serviu na Metropolitan Railway - depois Metropolitan Line - e ainda não foi desmontada.

Johannes Eisele -24.jul.12/France Presse
Placa do metrô de Londres em estação próxima ao Big Ben; meio de transporte completou 150 anos na capital britânica
Placa do metrô de Londres em estação próxima ao Big Ben; meio de transporte completou 150 anos

Atualmente, já não há locomotivas, mas trens tubulares que atendem diariamente a mais de três milhões de passageiros em um total de 275 estações.

Ao longo de um século e meio de existência, o metrô londrino não foi apenas um meio de transporte, mas também um refúgio para centenas de milhares de pessoas em duas guerras mundiais e atualmente é uma referência da cultura popular.

Administrado pela Transport for London (TfL), embora com serviço de manutenção privatizado, o metrô de Londres é um dos mais caros do planeta, já que uma passagem simples da zona 1 (centro de Londres) custa 4,50 libras (R$ 14,7).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página