Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2011 - 07h49

Doces se destacam na gastronomia vienense

FABIO MARRA
ENVIADO A VIENA

A influência secular de diferentes povos e culturas desde o período romano até o Império Austro-Húngaro fez com que a culinária vienense se tornasse extremamente variada. Dos húngaros foi herdado o gulache, prato feito com carne de vaca. Dos alemães e italianos vieram os pratos com carne de porco e massas. Mas são os doces as estrelas da gastronomia austríaca.

Veja galeria de fotografias sobre Viena
Catedral de Santo Estêvão apequena turista
Capela marca local em que príncipe foi achado morto
Passeio por grande lago subterrâneo tem ar de mistério
Cães desfilam com elegância pelas ruas de Viena

Os cafés, restaurantes e dezenas de confeitarias que se espalham por Viena, se não colocam ponto final, lançam ao menos vírgulas em dietas para emagrecer.

Fabio Marra/Folhapress
Prateleira com doces variados em Viena
Prateleira com doces variados em Viena

A típica torta sacher leva qualquer um que goste de chocolate ao delírio. A sacher é feita com chocolate negro e enfeitada com biscoitos também de chocolate e uma fina camada de geléia de damasco. Foi inventada em 1832 e não deixou de fazer sucesso.

Outra sobremesa de sucesso em Viena costumava ser feita nas cortes do Império Bizantino, na Armênia e na Turquia. É o apfelstrudel, torta com massa folheada recheada com maçã cortada em pequenos pedaços e salpicada com passas e canela.

Também disputam olhares e cobiça nas vitrines o palatschinke, panqueca com frutas ou chocolate coberta com chantilly, o germknodel, torta recheada com ameixas, servida com creme de baunilha, e o marillenkonodel, torta recheada com damascos.

Há ainda os mozartkugels. Apenas pedaços de chocolate, graciosamente envoltos em figuras do compositor. Simples, saborosos e perfeitos como lembrancinhas para os amigos. Os mozartkugels já são produzidos industrialmente, mas algumas confeitarias vendem o tradicional, criado em 1890, feito pedaços de pistache verde e marzipãs cobertos com chocolate.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página