Saiba por que o voto eletrônico é seguro em nova série de vídeos sobre eleições de 2022

Publicação semanal da TV Folha esclarece dúvidas e aborda fake news disseminadas nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Estreia nesta segunda-feira (23) o primeiro episódio da série Folha Explica - Eleições 2022. Em dois minutos, o vídeo trata do funcionamento da urna eletrônica e esclarece dúvidas sobre a sua segurança.

Apresentados pela repórter Marina Lourenço, os vídeos serão publicados às segundas-feiras no canal da Folha no Youtube e em todas as redes sociais do jornal.

No último mês, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou os ataques ao sistema eletrônico de votação, questionando sua eficácia junto às Forças Armadas. Bolsonaro também afirmou que o PL irá contratar uma empresa para fazer a auditoria privada das eleições deste ano.

Na sexta-feira (13) o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que os testes do sistema de votação feitos durante a semana, incluindo simulações de ataques hackers, não encontraram falhas que possam atrapalhar o pleito deste ano.

Segundo o TSE, desde que foram implementadas, nunca houve evidência de fraude nas urnas eletrônicas. Na verdade, elas representaram um avanço no sentido de diminuir a chance de ocorrência de fraude, ao diminuir o contato e o risco de interferência humana na contagem dos votos.

Na próxima segunda-feira (30), o segundo episódio explica como o Datafolha faz as pesquisas eleitorais. ​

A repórter Marina Lourenço apresenta o primeiro episódio da série Folha Explica Eleições 2022
A repórter Marina Lourenço em cena do primeiro episódio da série Folha Explica - Eleições 2022 - Mariana Goulart/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.