Descrição de chapéu Como É Que É?

Por que Pelé está no dicionário? TV Folha explica

A apresentadora Isabella Faria conversa com Thaís Nicoleti

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pelé se tornou verbete no dicionário Michaelis, um dos mais importantes na língua portuguesa. O rei do futebol foi inserido como adjetivo na versão digital da obra e será incluído nas próximas que forem impressas.

"Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Ele é o pelé do basquete. Ela é a pelé do tênis. Ela é a pelé da dramarturgia brasileira", diz o texto do verbete.

Para explicar como as palavras chegam aos dicionários, a apresentadora Isabella Faria conversou com a professora Thaís Nicoleti, nesta quinta (11).

A Pelé Foundation, que administra o legado do brasileiro eleito atleta do século em 1981, havia iniciado campanha para que ele se torne verbete nos dicionários. Um abaixo-assinado reuniu cerca de 125 mil assinaturas.

Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa Como é que é?, da TV Folha, vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Facebook e na Twitch.

Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Além do novo programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.