'Não há um plano de saída de Israel que seja claro', avalia Igor Gielow

Conversa integra série de vídeos exclusivos para assinantes, publicados às 19h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No segundo episódio da nova série na TV Folha sobre o que esperar de 2024, a escritora e roteirista Tati Bernardi conversou com o repórter especial Igor Gielow para tentar entender os desdobramentos da guerra Israel-Hamas.

"Parece que Israel está determinado a ir até o fim, só que a gente não sabe qual fim é esse", disse ele, sobre o conflito que já matou mais de 23 mil palestinos e 1.200 israelenses e destruiu boa parte da infra-estrutura da Faixa de Gaza.

"O grande problema hoje é que você não tem um plano de saída de Israel que seja claro.

Na última segunda (15), a conversa foi com Celso Rocha de Barros sobre o governo Lula e as eleições municipais. Confira na íntegra clicando aqui.

Segundo o repórter, um agravamento do conflito, transformado numa crise regional, por exemplo, levaria a repercussões importantes para muitos países. "Se virar uma coisa regional maior, você vai adicionar à tragédia humanitária uma tragédia econômica mundial."

O vídeo da entrevista é exclusivo para assinantes do jornal.

Perspectivas 2024

Vídeos são exclusivos para assinantes do jornal

No primeiro episódio da série, publicado nesta segunda-feira, Tati falou com o também colunista da Folha Celso Rocha de Barros sobre os desafios do governo Lula, em ano de eleições municipais.

Doutor em sociologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e autor de "PT, uma História", Rocha de Barros considerou bom o primeiro ano do governo, que agora se prepara para novas disputas com o Congresso Nacional.

E se disse otimista para os próximos meses. "Meu chute otimista seria que essa conjunção de plano de conversão da economia com o trabalho da Marina Silva [ministra do Meio Ambiente] talvez gere uma dinâmica virtuosa e comece a atrair investimentos para o Brasil nessa área de economia verde."

O convidado de quarta-feira é o pesquisador do Insper Michael França, doutor em teoria econômica pela USP, e também colunista da , especialista em estudos sobre pobreza e desigualdade racial.

Na quinta-feira, a repórter especial Patrícia Campos Mello traça um panorama das eleições presidenciais nos Estados Unidos e suas repercussões na geopolítica mundial.

O último episódio da série, que vai ser publicado na sexta-feira, trata dos rumos da economia para este ano. O entrevistado será o também colunista do jornal Vinicius Torres Freire.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.