Venezuela e Guiana podem entrar em guerra?

A apresentadora Isabella Faria recebe o repórter especial Igor Gielow

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A controvérsia acerca da área de Essequibo, também conhecida como Guiana Essequiba na Venezuela, tem suas raízes nos períodos de domínio colonial das potências europeias na América Latina.

No entanto, o atual impasse é impulsionado por uma combinação de retórica política e interesses econômicos.

A prosperidade da região é alta. Com o progresso da atividade de extração, a Guiana experimentou notáveis avanços em seu Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com dados do Banco Mundial, houve um aumento expressivo de 63% em termos reais, indo de 2021 para 2022, e em 2023 o PIB atingiu a marca de US$ 15,3 bilhões.

Diante da crise econômica enfrentada pelo país, a Venezuela acendeu um alerta por conta do desenvolvimento do outro território.


Para explicar a história da região e o acontece a partir de agora, a apresentadora Isabella Faria conversou nesta segunda com o repórter especial Igor Gielow no Como É que É?.

Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.

Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Além do novo programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.