Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2012 - 07h09

HÁ 20 ANOS: Multinacionais atacam 'protecionismo verde' no comércio

Publicidade

DANILO JANÚNCIO
DO BANCO DE DADOS

Folha, 28.mai.1992 - O presidente da CCI (Câmara de Comércio Internacional), Joseph Connor, afirmou que a entidade trabalha para evitar que a Eco-92 estabeleça "um tipo de regulamentação que paralise as atividades das indústrias".

A declaração foi feita ontem, no Rio de Janeiro, na abertura do fórum industrial da CCI sobre ambiente e desenvolvimento. Estavam presentes no evento o rei Gustavo e a rainha Sílvia, da Suécia, e o secretário-geral da Eco-92, Maurice Strong.

Leia mais no Especial Rio+20
Folha lança aplicativo sobre a Rio+20 para smartphone

Para Connor, regulamentos ambientais não devem criar distorções no comércio internacional. "Os governos devem coordenar as suas políticas de comércio e ambiente com o objetivo de evitar ações unilaterais e o protecionismo verde", afirma.

O presidente da CCI também é contra programas assistenciais para países do Terceiro Mundo como forma de compensação pela preservação ambiental.

Luciana Whitaker - 27.mai.1992/Folhapress
O presidente da CCI, Joseph Connor, durante fórum no RJ
O presidente da CCI, Joseph Connor, durante fórum no RJ

Connor disse ainda que os empresários têm capacidade para promover o desenvolvimento sustentável e deter o "extremismo verde", além de rebater críticas do Greenpeace de que a CCI trabalharia contra a Eco-92.

Anteontem, representantes do Greenpeace acusaram o CCI e o BCSD (outra entidade empresarial) de "sequestrarem" a Eco-92 para evitar restrições às atividades empresariais.

O fórum tem a participação de empresários de 30 países e é um evento paralelo da Eco-92.

*

MUNDO

O comissário da Comunidade Europeia para o Meio Ambiente, Carlo Ripa di Meana, anunciou ontem que vai boicotar a Eco-92, que começa na próxima semana no Rio.

Para ele, a reunião não vai tratar adequadamente da questão do aquecimento do planeta. Segundo Di Meana, a conferência não definiu objetivos claros para diminuir a emissão de dióxido de carbono.

Ao dizer que os acordos da Eco-92 são "muito fracos", Di Meana tenta atingir os próprios países membros da CE e os outros industrializados, como o Japão e os EUA.

Ele é o encarregado do Meio Ambiente na Comissão Europeia, um dos dois órgãos executivos da CE. A comissão propôs que os 12 membros da comunidade defendessem no Rio a criação de uma taxa sobre recursos energéticos não renováveis, como carvão e petróleo.

Pela proposta, o imposto pago pelos donos de automóvel seria empregado em projetos de desenvolvimento ambiental nos países do Terceiro Mundo.

Por enquanto, os chefes de Estado europeus devem comparecer à Eco-92. Mas, sem uma posição comum da CE, a liberação de recursos para os países do sul fica mais difícil.

*

AMBIENTE

O biólogo Phillip Fearnside, 45, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas) disse que as queimadas na Amazônia liberam, por ano, uma quantidade de gás carbônico (CO2) --principal causador do efeito estufa-- comparável a cerca de 30% do total produzido pela queima de combustível pelos 400 milhões de carros no mundo.

A afirmação foi feita durante palestra sobre o efeito estufa no ciclo de debates "Rio Ciência 92", evento paralelo à Eco-92 promovido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

"Teríamos que triplicar a eficiência dos carros para compensar o que Brasil lança na atmosfera", diz. Ele afirmou ainda que a taxa de desmatamento anual da Amazônia vem diminuindo desde 1988 --de 22 mil km2 baixou para 11,1 mil km2 em 1991-- e que isso se deve à queda geral da atividade econômica, não às políticas do governo.

*

CULTURA

A fotógrafa carioca Anna Mariani, 47, lança nesta semana o livro "Paisagens, Impressões - O Semi-Árido Brasileiro", pela editora Companhia das Letras, que retrata a vida na região de Canudos e outras 80 cidades do Nordeste.

O livro traz 55 fotos, além de trechos de "Os Sertões", de Euclides da Cunha, e de textos do professor, poeta e ensaísta Antonio Medina Rodrigues e do escritor e geógrafo Manoel Correia Andrade.

Os registros de Mariani foram feitos nos últimos anos durante a travessia do sertão nordestino, tal como fizeram os antepassados da fotógrafa em 1760. Ao todo, ela rodou 30 mil quilômetros durante mais de 19 viagens.

Anna Mariani/Divulgação
Casa na região de Juacema, Bahia, com árvores que justificam o termo "paisagem glacial" usado por Euclides da Cunha em seu livro "Os Sertões"
Casa em Juacema (Bahia), com árvores que justificam o termo "paisagem glacial" usado por Euclides da Cunha

*

ESPORTE

O piloto brasileiro Nelson Piquet disse no último domingo, dia 24 de maio, que "nem para tirar fotografia" ele voltaria a entrar em um carro de corrida.

A declaração foi feita ao amigo e piloto Emerson Fittipaldi, que foi visitá-lo no Hospital Metodista de Indianápolis (Indiana, EUA). Piquet se acidentou durante treino para as 500 Milhas de Indianápolis, sofrendo múltiplas fraturas nos dois pés e nas duas pernas e uma concussão cerebral (lesão leve no cérebro).

Emerson, que se acidentou durante as 500 Milhas e machucou o joelho, fez check-up em Miami e deve correr na próxima prova da Fórmula Indy, em Detroit.

*

FRASE

"Cada homem tem a Miriam Cordeiro que merece"

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA,
presidente do PT, sobre o caso Pedro Collor. Cordeiro é ex-namorada de Lula e foi usada contra o petista durante a campanha de Fernando Collor de Mello para Presidência em 1989

*

Leia mais no Acervo Folha

Reprodução
A escultura "David", de Michelangelo
A escultura "David", do artista renascentista Michelangelo

Quase um ano após ter sido depredada por um desequilibrado, uma das esculturas mais célebres do Renascimento, a estátua "David", de Michelangelo, vai receber uma proteção de vidro blindado de US$ 100 mil.

A barreira foi encomendada pela Academia de Florença, na Itália, e vai proteger a estátua esculpida em mármore, de 5,17 m de altura.

A inauguração da proteção está prevista para o dia 12 de setembro de 1992.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página