Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2012 - 18h52

Secretário-geral da ONU diz esperar "compromissos ambiciosos" dos países

Publicidade

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse hoje que espera que os países que participarão da Rio+20 anunciem ações concretas para promover o desenvolvimento sustentável.

Leia mais no Especial Rio+20
Folha lança aplicativo sobre a Rio+20 para smartphone
Conte à Folha como sua vida é 'sustentável'
Teste seus conhecimentos ambientais

"O trabalho dos negociadores será conseguir compromisso político. Nós aspiramos a um movimento global em direção à mudança."

Segundo o líder da ONU, os países membros identificaram 26 áreas prioritárias para que as economias atinjam padrões mais sustentáveis. Segundo ele, ainda há divergências sobre esses temas.

"Eeste tem sido um processo de negociação bem difícil. Mesmo com cinco dias a mais de negociação, que acabaram no sábado, os membros não conseguiram simplificar todos os tópicos. Mas não é incomum que a negociação seja longa e difícil até o último minuto. Como já disse, os membros demonstram vontade de assumir compromissos ambiciosos."

A última rodada de negociações para o documento-base para a Rio+20 acabou em Nova York no sábado sem que os países tenham acordado metas e prazos para o desenvolvimento sustentável.

Representantes dos países se reunirão no Rio de Janeiro, antes das chegada dos chefes de Estado e de governo, e devem tentar reduzir o número de páginas do documento _hoje o relatório tem quase 80 páginas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página