Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2010 - 16h16

Representante norte-americano minimiza expectativas para cúpula do clima em Cancún

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Representante norte-americano sobre assuntos climáticos fez uma advertência, nesta terça-feira, sobre a expectativa de que se chegue a um acordo vinculado sobre as emissões de gases estufa, responsabilizadas pelo aquecimento global, durante conferência das Nações Unidas sobre o clima, em Cancún, México, marcada para este ano.

Em reunião pré-Cancún na Suíça, ONU alerta sobre inundações e secas
China fecha fábricas poluidoras antes de reunião do clima pré-Cancún
Acordo climático global é impossível em 2010, diz ONU

Na reunião que acontece em Nova York com representantes de países responsáveis por 80% das emissões de gases de efeito estufa, o enviado especial dos Estados Unidos sobre mudanças climáticas, Todd Stern, disse que os países buscarão progredir em "decisões" não vinculadas durante as negociações no México, as quais, segundo alguns especialistas, produzirão um novo estancamento.

Oliver Berg/Efe
Representante dos EUA para o clima, Todd Stern disse que foco de Cancún deve ser decisões conjuntas sobre assuntos básicos
Representante dos EUA para o clima, Todd Stern disse que foco de Cancún deve ser decisões conjuntas sobre assuntos básicos

"Ninguém está antecipando ou esperando, de forma alguma, que se chegue a um tratado legal em Cancún, este ano. O foco neste momento está em um conjunto de decisões sobre os assuntos básicos", disse Stern.

O Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima foi impulsionado pelo presidente americano, Barack Obama, para facilitar as negociações após a decepção da cúpula de Copenhague, no ano passado.

"As expectativas não são altas demais, mas tampouco são baixas", disse Stern, resumindo o estado de ânimo dos negociadores frente à conferência de Cancún, que ocorre entre 29 de novembro e 10 de dezembro.

O negociador acrescentou, porém, que as conversas em Nova York revelaram amplo acordo sobre a importância de se conseguir progressos em Cancún, na mitigação das mudanças climáticas e no financiamento aos países em desenvolvimento para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Brasil, Austrália, Grã-Bretanha, Canadá, China, União Europeia, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, África do Sul, Coreia do Sul e Estados Unidos participaram do encontro em Nova York.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página