Heloísa Negrão

É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Quero ser platinada

Não basta ser loira, precisa ser platinada. Desde Marylin Monroe, divas e mais divas surgem com as madeixas platinas. Madonna deixou o super loiro nos anos 80 e 90 e adotou um visual menos branco; já Lady Gaga e Nicki Meinaj são as platinadas do momento. As cantoras Gwen Stefani e Pink também estão no hall.

Não é um look fácil de ter. "É um trabalho artesanal", diz J. Alvim, do Studio W. "É uma reação química e depende do corpo da mulher, se ela vier para o salão depois da academia, o cabelo clareia rapidinho; se tomou calmantes, pode deixar o descolorante agir por muito mais tempo. E pode ter vezes ainda que não se consegue chegar ao tom certo por nada nesse mundo", afirma o cabeleireiro Wilson Eliodorio.

Uma castanha virar platinada da noite para o dia é ainda mais difícil. Segundo Alvim, os cabelos castanhos têm um fundo avermelhado que pede mais tempo de descoloração, maltratando ainda mais os fios.

O cabeleireiro recomenda ir aos poucos. Apostar em um loiro com a raiz mais escura é um bom começo. "Assim dá para platinar só as pontas", diz Alvim. Aos poucos se chega ao platinado.

SOBRANCELHA

Mas e a sobrancelha? Pinte também ou assuma o "look" Madonna início de carreira (loira de sobrancelha preta, como no vídeo abaixo). Se a primeira opção for mais tentadora, há tintas e descolorantes específicos para esses pelos. Mas cuidado, para harmonizar com o cabelo, os pelinhos devem ser no máximo três tons abaixo da cor natural, recomenda Alvim.

É CARO

Ser super loira requer um super orçamento. Depois da tintura precisa de "muita, muita hidratação, porque resseca muito", diz Alvim.

Carol afirma que muitos salões preparam o cabelo antes da descoloração com a aplicação de queratina hidrolizada para minimizar os danos. Ainda assim, é preciso hidratar com frequência. "O cabelo perde o brilho natural, depois de lavar com xampu e condicionador, ainda vai precisar de um creme sem enxague e um spray de brilho", diz.

Fora a hidratação constante, a raiz escura aparece depois de um mês. A cada 20 dias/ um mês é preciso retocar a raiz.

Madonna, com o cabelo curtinho e super loiro.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.