Gestão Doria vai multar MBL por colar cartaz em SP com crítica a seu governo

Crédito: Suamy Beydoun/AGIF/Folhapress Prefeito João Doria, que anunciou mudanças no sistema de compartilhamento de veículos
Prefeito João Doria, que anunciou mudanças no sistema de compartilhamento de veículos

ARTUR RODRIGUES
DE SÃO PAULO

A gestão João Doria (PSDB) afirmou que vai multar o MBL (Movimento Brasil Livre) por colar cartazes na região da avenida Paulista, no centro de São Paulo.

Aliado do tucano, o movimento colou cartazes com críticas a Doria, relacionado ao plano dele para regular os aplicativos de veículos.

No início da gestão, o tucano centrou fogo contra pichadores e vandalismo na cidade. Colar cartazes é proibido na cidade de São Paulo.

Questionada pela Folha sobre o assunto, a prefeitura afirmou "que multará os responsáveis pela colocação dos cartazes e que as equipes de limpeza já estão retirando os adesivos afixados na região".

A peça de protesto faz uma brincadeira com o slogan de Doria, "João Trabalhador", ao chamá-lo de "João Desempregador".

Os militantes do grupo afirmam, em vídeo postado na internet e divulgado pela revista "Veja", que Doria "traiu seus eleitores". "Para quem diz que a gente não critica o PSDB, a gente está batendo hoje no João Doria por causa da canalhice que ele fez", disse um dos integrantes do grupo no vídeo.

Os integrantes do MBL comparam Doria ao ex-prefeito Fernando Haddad, do PT, partido que sofre mais críticas do grupo.

Crédito: Reprodução/Twitter/Mov. Brasil Livre Foto com cartaz crítico a Doria postado em rede social do MBL
Foto com cartaz crítico a Doria postado em rede social do MBL

Membro do MBL, o prefeito regional de Pinheiros (zona oeste), Paulo Mathias, foi às redes sociais criticar o MBL. "Todos vocês sabem que sou membro do MBL e defendo grande parte de tudo que reivindicam na política brasileira mas, nesse episódio dos aplicativos, na minha opinião, erraram. A resolução 16 também não é do meu agrado mas, nem por isso, vou sair por aí sujando a cidade, seja em patrimônio público ou privado", afirmou.

Segundo ele, tratam-se das "mesmas estratégias da esquerda que sempre condenamos. Sempre fui contra isso e não poderia deixar de expressar minha opinião, independente de qualquer coisa".

O MBL atuou como tropa de choque de Doria nas redes sociais e tem cargos na gestão tucana. No entanto, não é a primeira vez que faz críticas a Doria –em outra ocasião, protestaram contra a decisão de cobrar imposto da Netflix.

A reportagem enviou e-mail para a direção do MBL sobre o assunto e, assim que receber resposta, acrescentará nesta reportagem.

Em seu perfil no Facebook, o vereador Fernando Holiday (DEM), que é do MBL, escreveu sobre a multa: "Vamos recorrer. E se tiver que pagarmos, continuaremos dormindo tranquilos pois não desempregamos mais de 50 mil pessoas".

Já Kim Kataguiri, uma das principais lideranças, ironizou o prefeito em sua rede social, chamando-o de "João Multador".

UBER

Pelas novas regras, anunciadas em julho do ano passado, motoristas terão que fazer cursos preparatórios, obedecer regras de etiqueta e de vestimenta, submeter seus veículos a uma inspeção e andar com identificação visual específica no painel veículo. Carros com placas de outras cidades também estão proibidos de pegar passageiros dentro de São Paulo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.