Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
21/07/2011 - 18h05

As redes ainda mais sociais

Publicidade

Luciano T C Oliveira*
Planeta Voluntários

Outro dia, li uma pesquisa interessante onde as pessoas eram questionadas sobre o que é uma rede social. As respostas foram as mais diferentes possíveis. Uns disseram que rede social é um lugar para conversar ou encontrar amigos pela internet. Outros falaram que serve para conhecer pessoas novas, outros para namorar, fazer network, trocar informações e assim por diante. Enfim, para cada pessoa, a definição de rede social tinha um significado. E quer saber de uma coisa? Todas estão certas.

Uma rede social é um canal de relacionamento e cada pessoa se relaciona de uma maneira diferente. Tem objetivos diferentes.

Mas uma coisa é indiscutível. Uma rede social tem um enorme poder de aproximar. Sim, por incrível que pareça, por mais virtual que seja o contato, nós nunca estivemos tão perto uns dos outros.

Quando as distâncias deixam de ser o problema, fica muito mais fácil gerar o engajamento e lutar por alguma coisa. E os resultados costumam ser expressivos.

Nesse contexto, o voluntariado só tem a ganhar se explorar corretamente todo o potencial que uma rede social oferece para mobilizar pessoas.

Se antes, o "eu sozinho" não podia fazer muita diferença, agora que vários "eus sozinhos" podem se conectar, esse coletivo tem uma força que pode mudar o mundo. Tudo graças às redes socais.

Vi recentemente uma empresa de caixas de papelão mobilizar seus amigos pelo Facebook para que colocassem uma das caixas da Campanha do Agasalho em seus locais de trabalho e estimulassem os demais colaboradores a doarem roupas e agasalhos. A empresa confirmava quem queria participar, entregava as caixas e recolhia as doações. Tudo combinado pelas redes sociais.

Algumas ONGs estão mobilizando suas redes sociais para colocar em contato aquelas pessoas que querem ajudar com as entidades que precisam de ajuda, fazendo um grande elo social em prol do voluntariado. Tudo assim na velocidade de um clique.

Estes são apenas dois exemplos do que é possível e do que está sendo feito.

Muitas vezes, as pessoas querem ajudar e nem sabem como ou acham que terão muito trabalho. Novamente as redes socais aparecem para provar o contrário. Hoje em dia, nem é preciso se deslocar para contribuir com atitude. Você pode ser voluntário da sua própria casa, usando apenas a internet nos horários que forem mais convenientes.

As possibilidades são infinitas e as redes sociais estão aí para aproximar pessoas de causas e potencializar o papel do voluntariado na sociedade. Basta ficar conectado e apostar no uso mais consciente da internet como ferramenta de transformação social.

  • Luciano T C Oliveira é publicitário, trabalha no desenvolvimento de estratégias de marketing em redes sociais, diretor de criação da Clouders Agência Digital.

 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  
  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página