Publicidade
Publicidade
Consumo de adoçantes deve ser restringido para hipertensos e grávidas
Publicidade
DE SÃO PAULO
A internet é terreno fértil para a disseminação de mitos sobre adoçantes. Para o endocrinologista Henrique Suplicy, professor da Universidade Federal do Paraná, a maioria das informações que estão na rede são falsas.
Adoçante faz comer mais; veja as diferenças entre os produtos
"Há pesquisas que relacionaram o ciclamato com câncer em ratos. Outra disse que os adoçantes engordariam. Não existem provas."
Ao menos em dois casos, alguns adoçantes são contraindicados. Segundo Ruy Lyra da Silva Filho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, pessoas com fenilcetonúria -distúrbio hereditário de deficiência da enzima que metaboliza o aminoácido fenilalanina- não devem ingerir nada que tenha aspartame.
Outra contraindicação é do ciclamato e da sacarina para hipertensos. "Ambos contêm sódio. As quantidades não são significativas, mas podem fazer a diferença quando somamos a outros alimentos com sódio", diz.
O consumo por grávidas é controverso. "Na dúvida, indico que evitem os adoçantes. A exceção são grávidas com diabetes."
+ Notícias sobre alimentação
- Anvisa interdita empresas por suspeita de adição de emagrecedor a suplementos
- Consumo exagerado de suplementos alimentares provoca intoxicação
- Fast food é uma das principais causas de doença do fígado gordo
+ Notícias em Equilíbrio e Saúde
- 'Eu Mexi no Seu Queijo' subverte a lógica da autoajuda
- 'Freud, me tira dessa!'; autora confessa paixonite por terapeuta
- Autora fala sobre a busca pela 'metade ideal' em tempos de internet
- Livro conta o que você não quer saber sobre sexo; veja
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
- Dicionário Houaiss de R$ 269,00 por R$ 193,00
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Prepare sopas funcionais indicadas por nutricionistas
- Noivas fazem de tudo para entrar no vestido, até 'dieta da sonda'
- Mortalidade materna no Brasil tem queda recorde de 21% em um ano
- Incidência de osteoporose no Brasil deve subir 32% até 2050
- Suplemento de cálcio dobra risco de sofrer infarto, diz pesquisa
+ Comentadas
- Estudo reafirma relação entre parto por cesárea e obesidade infantil
- Entre latino-americanos, Brasil é o 3º em consumo de álcool
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV