Sem férias, Cristiano Ronaldo 'salva' Copa das Confederações

Crédito: Franck Fife/AFP Cristiano Ronaldo brinca com colegas durante treinamento da seleção de Portugal em Kazan, na Rússia
Cristiano Ronaldo brinca com colegas durante treinamento da seleção de Portugal em Kazan, na Rússia

FÁBIO ALEIXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SÃO PETESBURGO

Campeão espanhol e da Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo, 32, poderia estar aproveitando agora merecidas férias após temporada de sucesso com o Real Madrid.

Mas o melhor jogador do mundo na atualidade resolveu abrir mão do descanso para ir atrás de mais um título inédito em sua carreira: o da Copa das Confederações.

Em 2016, Portugal, capitaneado por ele, conquistou pela primeira vez a Eurocopa.

Sua estreia com a seleção portuguesa na Rússia será neste domingo (18), às 12h, contra o México, em Kazan.

Não é só a torcida lusitana que agradece pela presença do craque. Fifa e comitê organizador, embora não digam isso publicamente, também.

Ao aceitar a convocação do técnico Fernando Santos, o jogador evitou que o torneio ficasse órfão de um grande astro. A Alemanha, atual campeã mundial, não chamou seus principais atletas.

Não fosse sua presença, a competição teria só um jogador entre os 20 mais valiosos do mundo de acordo com o site Transfermarkt: Alexis Sánchez, do Chile.

"Nós damos as boas-vindas aos jogadores, não importa se são grandes ou pequenas estrelas", afirma o CEO do comitê organizador, Alexey Sorokin.

Mas a presença de Cristiano Ronaldo é sim especial. Tanto que a Nike, sua patrocinadora pessoal, fez uma chuteira específica para o torneio, com a inscrição CR7 e as cores de Portugal.

Não por acaso, em Kazan, um mural de 300 m² nas proximidades do hotel da delegação foi pintado com seu retrato para dar boas-vindas ao craque do Real Madrid.

A única partida com todas as entradas esgotadas até o momento é entre Portugal e Rússia –que será disputada na quarta (21), em Moscou.

Desde que desembarcou em solo russo na quarta-feira (14), Ronaldo não deu nenhuma entrevista. Tem mantido o silêncio. Apenas no começo do ano, havia dito ao site da Fifa que tinha um desejo muito grande de vencer a Copa das Confederações.

"Obviamente é um sonho, mas sabemos que será muito difícil, pois existem seleções fortes na disputa", afirmou o jogador, que disputará a Copa das Confederações em meio a especulações de que pode deixar o Real Madrid.

Ele estaria incomodado com o processo do fisco espanhol, que o acusa de sonegar € 14,7 milhões (R$ 52 milhões) entre 2010 e 2014. Segundo jornais portugueses, o atacante já teria, inclusive, conversado com o presidente do clube, Florentino Pérez, sobre o assunto.

NA TV. Portugal x México, 12h, Band e SporTV.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.