Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2010 - 10h22

Fifa quer processar homem que pintou bola de futebol na janela

Publicidade

DA EFE

A Fifa ameaçou processar o dono de um restaurante de Port Elizabeth, no sul da África do Sul, por pintar uma bola de futebol acompanhada de um "2010" na janela de seu estabelecimento, advertindo que poderia pagar multa diária de 1.500 euros e pegar 12 meses de prisão caso não a retire.

Segundo a edição de hoje do diário local "Die Burger", o dono do restaurante "Guido's", Chris van Heerden, declarou que "não sabia que pintar uma bola de futebol era contra as leis propagandistas da Fifa".

"A bola está na janela há mais de dez meses. Por que esperam até agora para reclamar?", perguntou Van Heerden.

Diversos veículos de imprensa sul-africanos manifestaram sua indignação com o fato de a Fifa ter considerado as bolas de futebol, o ano 2010 e inclusive a bandeira sul-africana como um patrimônio comercial próprio, com o apoio do Governo.

A irritação também surgiu da instalação pelo Estado sul-africano de tribunais especiais para tratar de assuntos relacionados com o Mundial ou queixas da Fifa em poucas horas, enquanto os cidadãos sul-africanos, em muitos casos, demoram anos para ser atendidos pela Justiça.

O dono do restaurante contou que representantes da Fifa e policiais visitaram seu estabelecimento na semana passada e lhe instaram a tirar, além da bola, uma bandeira sul-africana que tinha em suas bordas os escudos de todos os países que participam da Copa do Mundo.

"Me disseram que tinha que tirar a bandeira da janela de meu restaurante porque era uma desonra para o escudo sul-africano. Eu aceitei e a tirei imediatamente", afirmou Van Heerden.

O dono do restaurante recebeu mais tarde uma carta do coordenador local da proteção de direitos da Fifa segundo a qual poderia ter que pagar uma multa de dez mil rands (quase mil euros) e passar seis meses em prisão, que se transformariam em 1.500 euros e 12 meses caso resistisse a apagar a bola.

"Me pergunto onde a Fifa impõe seus limites. Há muitos negócios que utilizam a bola de futebol e o '2010'", disse van Heerden ao "Die Burger".

"Não posso pagar uma multa", lamentou van Heerden ao apontar que utilizou a bola para chamar a atenção porque a rua na qual se encontra seu restaurante está em obras, o que provocou perdas de dez mil euros.

DeLia Fischer, porta-voz da Fifa, disse que a organização comentaria o assunto depois de terem informações sobre o incidente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página