Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2010 - 07h49

David Villa supera até Pelé e aposta em dinamismo

Publicidade

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A DURBAN

Ele tem 28 anos, possivelmente terá outra Copa pela frente e já ataca vários recordes de gols em Mundiais.

David Villa, o artilheiro da Eurocopa-2008, é também o goleador da Copa-2010, e a média de tentos por partida do espanhol supera as de Klose, Ronaldo e até Pelé.

Com um gol na quarta-feira contra a Alemanha, Villa ampliará sua ótima média de tentos por jogo em Mundiais: 0,88. Ele está atrás apenas de grandes goleadores do passado, quando balançar a rede várias vezes era comum.

Este é o segundo Mundial seguido em que Villa se destaca. Em 2006, a Espanha caiu nas oitavas, mas ele deixou sua marca três vezes, mesmo não atuando todos os minutos por sua equipe.

Agora, artilheiro da Copa com cinco gols, já assegurou o posto de jogador espanhol com mais tentos em Mundiais em todos os tempos. E se aproxima rapidamente do pelotão de elite, que tem dez ou mais gols no principal evento do futebol mundial.

Villa, apelidado de "Guaje" (garoto, nas Astúrias), é bem mais dinâmico que Klose, seu grande concorrente na artilharia deste ano e a quem mira na história das Copas. O grande reforço do Barcelona para a próxima temporada (saiu do Valencia por 40 milhões) se movimenta constantemente, cai pelas pontas, marca e finaliza bastante de fora da área.

O atacante espanhol é o terceiro que mais arremata a gol nesta Copa, ficando atrás em finalizações apenas de Asamoah Gyan e Messi. Foram 23 conclusões, e em 22% delas a bola parou nas redes.

A Espanha balançou as redes só seis vezes (83,3% dos gols da Fúria foram de Villa).

Ele está a um gol de se tornar o maior artilheiro da seleção espanhola. Com 43 gols, está a apenas um de Raúl.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página