Subsídio ao trigo reduziu consumo


da Reportagem Local

O consumo de farinha de mandioca vem caindo desde a década de 70 no Brasil. Mesmo assim, ela é, ainda, a mais presente nas mesas brasileiras de um modo geral.

Cada brasileiro consome anualmente, em média, 3,8 kg de farinha de mandioca, contra 3,1 kg de farinha de trigo e 1,7 kg de fubá de milho. No final dos anos 60 e início dos 70, o consumo brasileiro de mandioca chegou ao seu auge: 30 milhões de toneladas. A partir daí, começou a declinar, oscilando nos últimos anos entre 22 e 25 milhões.

O início da queda no consumo coincide com o período em que o governo brasileiro passou a subsidiar a cultura do trigo no país, o que durou de 1973 a 1989.

“Esse subsídio acabou reduzindo o preço da farinha de trigo, provocando uma concorrência grande com a farinha de mandioca e a consequente queda de seu consumo”, afirma Methodio Groxko, técnico em mandioca do departamento de economia rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Em algumas capitais de Estados das regiões Sul e Sudeste, no entanto, o consumo do trigo é muito superior. É o caso de Curitiba (13,6 kg por habitante/ano, contra 0,887 kg de farinha de mandioca), Belo Horizonte (3,143 kg, contra 1,204 kg, respectivamente) e, em menor intensidade, em São Paulo (1,715 kg, contra 1,226 kg).

A influência dos hábitos alimentares dos imigrantes no Sul e Sudeste é outra explicação apontada por especialistas para esse maior consumo do trigo. (PL)

Leia mais: Africanos foram forçados a reinventar sua culinária

Leia mais:

Portugueses puseram sal na carne e na cozinha brasileira

Índios comiam carne humana só em rituais

Cultura da raiz mandioca molda e sustenta o país

Norte e Nordeste usam técnicas pré-cabralinas

Subsídio ao trigo reduziu consumo

Africanos foram forçados a reinventar sua culinária

Quitute do senhor era "mata-fome" do escravo

Lição de casa revive receitas no Nordeste

Confeitaria caminha para o anonimato

Na calçada, refeição é rápida e popular

No Brasil, nem tudo se come

Da lida no canavial ao
papo de botequim


Bebida é a segunda mais consumida no país

Restaurantes surgem para matar fome de convívio

Recife Antigo tem receita misteriosa

Quilos enfrentam cultura do fast food

No tabuleiro da baiana teve...

Doces de convento