Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2007 - 14h42

Bush compara Iraque a retirada dos EUA do Vietnã

da BBC Brasil

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta quarta-feira que uma retirada do Iraque pode desencadear uma convulsão como a que aconteceu no sudeste da Ásia depois da saída das tropas americanas do Vietnã, em 1975.

Para o presidente, que discursava para veteranos de guerra no Estado americano do Kansas, a retirada americana foi "paga com as vidas de milhões de vietnamitas inocentes".

Bush disse que a Guerra do Vietnã ensinou aos americanos a importância de se ter paciência no Iraque.

"Muitos argumentavam que, se nós saíssemos, não haveria conseqüência para o povo vietnamita", disse Bush. "O mundo aprenderia exatamente o quão caras essas impressões erradas seriam", afirmou.

"Seja qual for a sua opinião naquele debate, um legado inegável do Vietnã é o de que o preço pela saída da América foi pago por milhões de cidadãos inocentes", afirmou o presidente americano.

Distanciamento

Seu discurso foi feito no momento em que se discute um aparente distanciamento de Washington em relação ao primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki.

Em viagem ao Canadá, nesta terça-feira, Bush afirmara que chegou a hora de o governo iraquiano mostrar resultados.

No entanto, Bush disse hoje que Maliki é um "bom homem, com um trabalho difícil".

O premiê iraquiano chegou a dizer usar o adjetivo descortês para classificar as críticas americanas.

A Casa Branca respondeu com uma declaração oficial, em que afirma que Bush ainda acredita que Maliki é a pessoa certa para liderar o Iraque.

Em seu discurso durante a convenção de um grupo de veteranos de guerra em Kansas City, Bush falou sobre a transição do Japão da condição de inimigo para aliado, após a Segunda Guerra Mundial.

"Os ideais e interesses que levaram a América a ajudar os japoneses a transformarem derrota em democracia são os mesmos que nos motivam a continuarmos engajados no Afeganistão e Iraque", disse Bush.

"A estratégia de defesa que se recusou a entregar os sul-coreanos para o vizinho totalitário ajudaram a despertar o tigre asiático que é um modelo para países em desenvolvimento de todo o mundo, incluindo no Oriente Médio", afirmou o presidente dos EUA.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página