Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2008 - 20h49

Defesa de Cacciola pedirá libertação se audiência for adiada

da BBC Brasil

O advogado monegasco de Salvatore Cacciola, Franck Michel, afirmou à BBC Brasil que a audiência prevista para esta quinta-feira, dia 31, sobre o caso do ex-banqueiro preso em Mônaco deve ser adiada pela quarta vez.

Franck Michel afirmou também que, se o adiamento for confirmado, ele vai pedir a libertação de seu cliente. "Estou pronto para apresentar oralmente a defesa e vou me opor ao novo adiamento da audiência. Se os juízes decidirem prorrogar a data vou entrar com um pedido de habeas corpus."

O advogado afirma que o adiamento deve ser pedido pelos juízes da Corte de Apelações de Mônaco por causa da demora na tradução de documentos sobre o caso. Apenas na terça-feira a corte recebeu a nova tradução da sentença de condenação de Cacciola, de 553 páginas. Além disso, outras peças do processo ainda precisam ser traduzidas novamente.

A audiência do ex-banqueiro do dia 6 de dezembro foi adiada para esta quinta justamente por causa da tradução de documentos. Na época, a defesa alegou que a tradução produzida pela Justiça brasileira continha problemas e teria que ser refeita.

O tribunal acatou o pedido e determinou um novo tradutor e a nova audiência. O problema seria que é esse trabalho só começou a ficar pronto nesta semana, muito próximo da data da audiência.

Detenção

Cacciola está detido em Mônaco desde o dia 15 de setembro de 2007, e é com base no fato de ele estar detido há mais de quatro meses que seu advogado deve se opor a um novo adiamento.

"Nada justifica uma detenção tão longa. O Sr. Cacciola não pode ser punido porque as autoridades brasileiras não traduziram corretamente os documentos do processo", diz o advogado.

Michel afirma que irá evocar na quinta-feira o artigo 6 da Convenção Européia de Direitos Humanos, segundo o qual "toda pessoa tem direito de ser julgada em um prazo razoável", para justificar o novo pedido de habeas corpus.

Mas o próprio advogado admite que "muito dificilmente" os juízes aceitarão o pedido de liberdade. "Como o território de Mônaco é muito pequeno, em apenas alguns minutos qualquer um pode deixar o país", afirma, ressaltando que essa não seria, no entanto, a intenção do ex-banqueiro.

Caso a audiência desta quinta-feira ocorra como o previsto, a decisão da Corte de Apelações não será anunciada na quinta-feira, diz Michel. "O dossiê é muito vasto e importante. Os juízes precisam de tempo para analisar o processo e todas as argumentações", diz ele.

Tradicionalmente, o parecer dos juízes que dirá se o pedido de extradição deve ser aceito ou não é emitido no prazo de cerca de uma semana após a audiência.

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (315) 31/05/2009 12h09
Igor Bevilaqua (315) 31/05/2009 12h09
Não demora esse tal de Cacciola sair da cadeia como "HERÓI", lá dentro segundo reportagem ele já é tratado como tal, é só sair que aquí fora também o será..., o povo brasileiro é atrasado e ignorante em se tratando de $$$celebridades$$$..., e tanto faz ser bandido ou não que a pessoa é ovacionada, reeleita, tem um acolhimento "VIP"..., vejam políticos bandidos, são reeleitos facilmente..., se o Cacciola entrar na política brasileira, ele será eleito sem sombra de dúvidas..., e lá na redoma de corrupção ele será apenas mais um entre os muitos. sem opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (1384) 18/05/2009 23h48
João Carlos Gagliardi (1384) 18/05/2009 23h48
A melhor saída para o "pobre" do Salvatore Cacciola, seria entrar para a política.
Como ele tem dupla cidadania, seria até fácil.
E considerando-se que a maioria dos nossos políticos tem ficha na polícia, tem até ex-terroristas, um crimezinho do "colarinho branco" até que não seria grande coisa...
Tem um certo partido aí, que faz o que quer e que mesmo quando são pegos em alguma sujeira, não acontece nada com eles, porque é só dizerem as palavrinha mágicas:
"Eu não sabia de nada...", que tudo acaba em pizza.
Como ele também é meio italiano e deve adorar pizza, AQUELE partido seria ideal para ele...
1 opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (726) 18/05/2009 16h07
Luís da Velosa (726) 18/05/2009 16h07
Cacciola, esse sabidório, deve ser exemplarmente punido para que, no amanhã, não nos envergonhemos de nós mesmos. 11 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (471)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página