Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2005 - 04h31

Polícia faz operação na rua onde morava brasileiro

RODRIGO DURÃO COELHO
da BBC Brasil

A polícia realizou uma operação na Scotia Road, rua em que residia o brasileiro Jean Charles de Menezes, neste sábado, segundo moradores do local.

Os acessos à rua estavam bloqueados e os policiais que estavam presentes no local se recusaram a prestar declarações, dizendo somente que "peritos estão operando na área".

Apenas os moradores tinham acesso ao local.

Veja as últimas fotos de Jean Charles de Menezes

"Por volta das três da tarde vieram dezenas de policiais armados de metralhadoras e entraram no prédio onde morava o brasileiro", disse o angolano que se identificou apenas como Ciscone, de 34 anos, que disse estar visitando um amigo morador do prédio em frente.

Detidos

"Eles gritaram para todos os moradores saírem da rua. Eu estava no apartamento e policiais fizeram sinais, nervosos, para que ninguém ficasse observando das janelas."

"Permaneci vendo por detrás de uma cortina."

"Ouvi tiros e vi três pessoas saindo detidas, com as mãos na cabeça", disse ele.

Ele disse que, há distância, viu apenas que os detidos "não eram negros, mas também não pareciam ingleses brancos".

Os poucos moradores da área que ultrapassaram o cordão de isolamento confirmaram que a polícia teria realizado uma grande operação neste sábado.

Uma moradora local, ouvida pela agência de notícias Press Associated, disse que diversas viaturas chegaram à área no início da tarde.

"Os policiais armados nos mandaram entrar em casa ou seríamos presos. Deu muito medo", disse a mulher, que quis se identificar apenas como Marcia.

"Não vi eles prendendo ninguém."

Imigrantes

A Scotia Road fica em Stretham Hill, no sul de Londres. A área é repleta de edifícios da prefeitura, mais acessíveis à população de baixa renda.

Os moradores ouvidos pela reportagem da BBC Brasil, todos imigrantes, se disseram bastante tensos com os recentes acontecimentos.

A maioria das pessoas ouvidas preferiu não se identificar.

A polícia afirma que Jean Charles de Menezes teria saído, na manhã de sexta-feira, de uma residência que estaria sob investigação, na Scotia Road.

Ele teria sido seguido pela polícia e foi morto ao entrar no metrô, após, segundo testemunhas, ter ignorado os avisos de policiais à paisana, pulado a catraca e corrido para dentro do trem.

Logo depois do ocorrido, o chefe da polícia londrina, Ian Blair, havia declarado que o homem morto estava "diretamente ligado" às tentativas de ataques ao metrô de Londres, ocorridas no dia anterior.

No sábado, entretanto, a polícia reconheceu que a vítima não tinha nenhuma ligação com estes eventos.

Leia mais
  • Governo está "chocado" com morte de brasileiro em Londres, diz Itamaraty
  • Brasileiro desobedeceu polícia porque estava com pressa, diz prima
  • Testemunhas contam como foi a morte do brasileiro no metrô de Londres

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página