Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2009 - 19h12

Permitir bases dos EUA na América Latina é traição, diz Morales

da BBC

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesta sexta-feira que o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, comete um ato de traição ao permitir que militares dos Estados Unidos operem em bases daquele país. "Os que querem implementar bases militares na América Latina são traidores de seu povo, traidores da América Latina", disse.

Morales comentou notícias sobre supostas ligações existentes entre os governos de esquerda da região, como os de Bolívia, Venezuela e Equador, e os guerrilheiros colombianos das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Com ironia, Morales chamou estes governos de "eixo do mal", em referência a um termo usado pelo ex-presidente americano George W. Bush (2001-2009) para definir "Estados-párias" como Iraque, Irã e Coreia do Norte.

"Este eixo está crescendo e percebo que políticas contra ele estão sendo aplicadas na Colômbia", disse.

Para o presidente boliviano, as denúncias de ligações com as Farc seriam "invenções para questionar presidentes que lutam e trabalham pela igualdade de nossos povos", disse ele.

Uribe terminou nesta quinta-feira (6) o seu giro por sete países da América do Sul em que apresentou aos colegas presidentes o seu ponto-de-vista a respeito do acordo militar. Antes, o governo colombiano vinha sendo criticado por líderes da região devido à sua suposta falta de transparência em relação ao tema.

O acordo militar ainda está em fase de negociação.

Segundo analistas, muitos países na região não compartilham da posição adotada por Bolívia e Venezuela, que alertaram que a presença americana na Colômbia poderia gerar um conflito militar. A Venezuela rompeu ligações diplomáticas com a Colômbia e disse que a única forma de reatá-las seria se o país desistisse do acordo militar com os EUA.

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página