Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2007 - 08h14

Com Brown, Reino Unido terá governo mais sóbrio, diz "The Times"

da BBC Brasil

Os jornais britânicos destacam em suas edições desta sexta-feira o início da campanha do ministro da Economia, Gordon Brown, para a liderança do Partido Trabalhista e o cargo de primeiro-ministro, substituindo Tony Blair, que anunciou sua renúncia.

"Brown lança sua campanha nesta sexta-feira e é certo que será eleito na conferência do partido em Londres no dia 24 de junho, três dias antes da partida de Blair", escreve o jornal britânico "The Times".

"Ontem à noite o Partido Trabalhista e Westminster estavam se preparando para um novo estilo de liderança mais sóbria quando Brown chegar ao cargo que almejou por toda sua vida política."

O "The Independent" diz que a reforma constitucional será prioridade de Brown.

"Gordon Brown deve introduzir a primeira constituição escrita no Reino Unido em uma tentativa de reconquistar a confiança da população na política após a partida de Blair."

Segundo o Financial Times, Brown "deve se estabelecer como um homem com quem o eleitorado pode se identificar".

O diário descreve Brown como o oposto de Blair. "Blair é persuasivo, Brown é um pregador (...) Blair é instintivamente um unificador, Brown parece ser um homem de discórdia."

Nos Estados Unidos, o "Washington Post" publica: "Brown, 56, tem mais conhecimento e experiência em relação aos Estados Unidos do que talvez qualquer outro líder britânico na história, segundo analistas. Ele estudou política americana, economia e política social intimamente. Ele passa férias em Cape Cod e tem um círculo de amizades com políticos americanos".

O jornal americano afirma que "uma das prioridades de Brown será se distinguir de Blair" - chamado por alguns críticos de "poodle de Bush" - "mas, ao mesmo tempo, Brown será cuidadoso para não danificar as relações com o mais importante aliado do Reino Unido".

Papa

A imprensa internacional continua acompanhando a viagem ao Brasil do papa Bento 16.

O diário britânico "The Times" destacou o forte esquema de segurança em torno do pontífice, em especial, a cabine blindada onde fez sua primeira aparição pública em São Paulo.

"O Brasil é uma das sociedades mais violentas do mundo então foi sem surpresa que os chefes de segurança insistiram que o papa Benedito fizesse sua primeira aparição pública em uma cabine à prova de balas", diz o jornal.

Na Espanha, o "El País" destacou que "as medidas de segurança foram muito superiores às da recente visita do presidente Bush".

Já o "The Daily Telegraph", também do Reino Unido, publicou uma reportagem sobre os planos de bispos brasileiros de transmitir as missas pela internet com o objetivo de atingir o público mais jovem.

"Mas o papa já descartou a idéia. No documento Sacramentum Caritatis, divulgado em fevereiro, Benedito insistiu que a comunhão pela internet, ou qualquer outra mídia, 'não tem valor espiritual'", escreve o diário.

Jean Charles

O "Times" publica uma matéria em que diz que os policiais envolvidos na morte do brasileiro Jean Charles de Menezes serão absolvidos de qualquer punição disciplinar --mas a comandante Cressida Dick ainda poderia sofrer uma ação.

"A Comissão Independente de Queixas contra a Polícia Britânica (IPCC, na sigla em inglês) deve anunciar nesta sexta-feira que uma decisão sobre a comandante Cressida Dick e outros oficiais que estavam lhe prestando assistência deve ser aguardada até o final do julgamento da Scotland Yard por violações das leis de segurança e saúde em torno da morte de Jean Charles de Menezes. Isso deve começar no outono (europeu)", diz o jornal.

Uma fonte próxima à Scotland Yard disse ao "Times que "o IPCC vai dizer que vários oficiais estão OK mas que não vai divulgar a posição sobre outros até o final do julgamento".

Leia mais
  • Blair será lembrado pela invasão do Iraque, afirma especialista
  • Conservadores voltam a ganhar popularidade entre britânicos
  • Erro de Blair foi achar que Bush era Clinton, diz FHC
  • Entenda como funciona a escolha do novo premiê britânico
  • Relação entre Blair e Brown foi marcada pela rivalidade

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Reino Unido
  • Leia o que já foi publicado sobre Tony Blair
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página