Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Absolvição de Renan

O plenário do Senado rejeitou o projeto de resolução que pedia a cassação do mandato do presidente da Casa. Para ser cassado, Renan precisaria ter recebido 41 votos favoráveis à perda de mandato.
Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos
Comentários dos leitores
Adair Porfírio Porfírio (1) 15/09/2007 10h39
Adair Porfírio Porfírio (1) 15/09/2007 10h39
Agora é a matematica que confirma:
56 % dos senadores do Brasil, tem o rabo preso, não tem autoridade moral para condenar um corrupto. É muito triste.

4 opiniões
avalie fechar
Massilon S Maciel (1) 15/09/2007 10h07
Massilon S Maciel (1) 15/09/2007 10h07
Este senador recebeu congratulações de pessoas que devem estar interessado em saber como ganhar a vida de maneira não lícita ou então, são beneficiários das migalhas que políticos desta estirpe distribuem aos menos esclarecidos para se perpetuarem no poder. Que me perdoe políticos como o Senador Pedro Simon, Eduardo Suplicy, deputado Júlio Delgado, Fernando Gabeira, e alguns outros (poucos) que são íntegros e honestos e atuam na vida pública com transparência, honestidade e em prol dos cidadãos que representam, mas está cada vez mais difícil,com uns parlamentares como os que votaram contra a cassação deste senador (ou se abstiveram como no caso do Mercadante, que tem uma história íntegra, mas mostrou-se de "rabo preso") se livrar do estigma que impera em nosso país,de que todo político é ladrão

6 opiniões
avalie fechar
J C Melo (5) 15/09/2007 09h26
J C Melo (5) 15/09/2007 09h26
Quando um sistema online nao defende a democracia, censurando as mensagens recebidas, ele nao durara muito. Deixamos de nele escrever e ler.

E depois, quando invariavelmente vem um governo militar, se queixam da censura.

6 opiniões
avalie fechar
Simone Magalhaes (1) 15/09/2007 09h23
Simone Magalhaes (1) 15/09/2007 09h23
MONTES CLAROS / MG
Indignação, indigna nação... E pensar que foram os brasileiros que elegeram toda essa corja de políticos corruptos... Será que o problema do Brasil são os brasileiros? Chega de ter esperança, acabou... É nulo mesmo...

sem opinião
avalie fechar
Joao Medina (6) 15/09/2007 09h19
Joao Medina (6) 15/09/2007 09h19
Lula se irrita com pergunta??Este senhor deveria irritar-se com seu governo, com sua politica demagógica, e sobretudo por desiludir milhares de brasileiros deseperados que votaram nele esperando renovaçao, seriedade, honestidade e progresso. Lula apesar de sua notável historia pessoal e politica e, na atualidade um cadáver dos tempos heroícos de luta. FHC, pediu que esquecêssemos o que escrevera, de Lula, devemos esquecer o passado de luta e cmpromisso social. O poder somente corrompe como também deixa descompromissado, ditatorial e desonesto (afinal, diz-me com quem tu andas...)

2 opiniões
avalie fechar
Claudinei Zucco (1) 15/09/2007 09h04
Claudinei Zucco (1) 15/09/2007 09h04
Cópia da Carta que enviei ontem aos "Excelentissimos" senadores.
Senhor Senador,
Gostaria de expressar a minha mais profunda decepcao com esta casa, chamada Senado.
Sei que neste momento de crise, esta instituicao padece de uma maior transparencia, haja visto os acontecimentos, fatos e conchavos que estamos observando.
Eu nunca havia ate o presente momento, inquirido, Vsas. sobre qualquer matéria, mas como um movimento que está rodando pelo pais, CANSEI.
Parece que nós, cidadaos, pagadores de impostos, somos os únicos que sempre pagamos, mesmo por que, se uma pessoa comum comente um crime, tem que pagar por ele.
Pois bem, no caso do Senador Renan Calheiros, as acoes e atitudes do mesmo, nao sao realmente consideradas, crime, falta de decoro, mesmo pra um parlamentar?
Sei que 40 corajosos Senadores, votaram a favor da cassacao do Senador Renan Calheiros, e a estes, meus sinceros votos de confianca e esperanca numa mudanca do país, mas e os 35 "amigos" do Senador, e, pior ainda, os 6 covardes, que se abstiveram de votar, jogando pra "neutralidade", a responsabilidade do peso da absolvicao.
Sei que essa carta nao vai mudar a atitude de quem nao tem compromisso com a populacao, mas, particularmente, precisava escreve-la, para tentar pelo menos ser ouvido, mesmo que somente um leia, para mim já bastou.
Fica assim registrado a todos o meu mais profundo descontentamento.

3 opiniões
avalie fechar
J C Melo (5) 15/09/2007 08h29
J C Melo (5) 15/09/2007 08h29
Para votar, nao é necessario um Conselho de Etica. Para investigar sim, mas a votacao (se os Senadores nao fossem os deshonestos que sao) nao. Vejam o caso do CPMF. Com tanta gente vendendo seus votos, ele que seria importantissimo passa a nao ter valor. Seria suficiente o PSDB dizer que nao mais iria votar materias serias para o Executivo, e ponto, Renan sairia da Presidencia. Nao votar MESMO e ponto. Mas nao vai acontecer isso, o Executivo tem a caneta e o Diario Oficial, e as "excecoes" irao ser abertas. Um "Ministro" do Louis L`Etat est moi ficou num gabinete do Senado com uma caneta nas maos, recebendo os "Senadores"

So Renan? Ate hoje o notorio Eduardo Azeredo, do PSDB, esta la. Fora muitos outros, a maioria.

Mas infelizmente todos sao iguais. Veja o caso do "Mercadante", passou o tempo todo no Plenario angariando votos para o Renan, e depois disse que ficou "isento".

Renan usou um jatinho da FAB, com sua mulher, para uma viagem particular neste fim de semana. Mas nao tem leis que isso proibem, e um orgao para investigar e punir esses casos? Nada aconteceu, e na Terca o "outro" vai recebe-lo no Palacio. Nem o hoje notoriamente famoso Ministerio Publico se manifestou.

O mesmo Ministerio Publico que nao puniu o cego e surdo Ali Baba.

Brasileiros imbecis, so sabem reclamar.

1 opinião
avalie fechar
Josemar dos Santos Riesgo (10) 15/09/2007 08h25
Josemar dos Santos Riesgo (10) 15/09/2007 08h25
PORTO ALEGRE / RS
As declarações do Senador Renan Calheiros somente refletem a sua preocupação com a opinião pública, pois não é admissível que receba os parabéns pela absolvição, sabendo que já não conta com o prestígio de antigamente. Achar que o voto dado às escondidas da população é demonstração de força é desprezar a inteligência de quem assiste a esta crise sem precedentes no Senado Federal.

1 opinião
avalie fechar
Rogério Athayde (13) 15/09/2007 08h09
Rogério Athayde (13) 15/09/2007 08h09
CURITIBA / PR
Todos nós não temos condições físicas e muito menos emocionais de trabalhar sob forte pressão de fora para dentro, digo aqui, sobre o caso Renan Calheiros. Ele, como sêr humano, não sei até que ponto aguentará essa pressão de toda mídia e da grande maioria do povo brasileiro, bem como, dos próprios políticos. O efeito psicossomático na saúde do referido Senador poderá ser grave, poderá ser coisa séria num futuro próximo, pois a carga de pressão emocional sobre sua pessoa é muito grande. Não estou aqui a defender os atos do Senador, pois em nenhum momento fui a favor da sua absolvição de sua cassação. Seria de bom termo que o Senador deixasse sim o cargo de Presidente do Senado Federal, pois não existe mais sustenção política e nem moral, muito menos emocional para ele se manter no cargo. Ontem escrevi aqui sobre a "democracia" e a "teimosia". Não somos perfeitos, e nenhum de nós gostaria de estar no lugar do referido Senador. Errar é humano, mas reconhecer o erro é mais humano ainda, aliás eu diria é mais inteligente. Sua permanência como Presidente do Senado, vai atrapalhar sim, e muito o andamento das votações mais imediatas e mediatas dos projetos de interesse da Nação. Sua permanência na presidência, poderá prejudicar seriamente a saúde do "homem senador", pois todo efeito tem sua causa, os médicos que o digam sobre o efeito psicossomático que pressões desse gênero poderão causar. Portanto, Senador, pense, analise, pense na sua saúde e saia antes que seja tarde demais.

sem opinião
avalie fechar
Fauze Esper (3) 15/09/2007 08h04
Fauze Esper (3) 15/09/2007 08h04
ITAJUBA / MG
Uma vergonha total, nosso presidente passeando e evitando o assunto, ate quando vamos ter que conviver com tamanhos desmandos desse nosso presidente incompetente, e ao que parece o mais corrupto de nossa historia, me perdoe Brasil, pois afinal, em 2002 ajudei a colocar esse partido de trambiqueiros no poder....triste....muito triste nao termos mais opcoes...quem sera o proximo...nem e bom pensar...

sem opinião
avalie fechar
Josemar dos Santos Riesgo (10) 15/09/2007 08h04
Josemar dos Santos Riesgo (10) 15/09/2007 08h04
PORTO ALEGRE / RS
Ao ser designado relator do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que trata de acabar com o voto secreto, o Senado Federal vai tentar recuperar o que foi perdido com a adoção do voto secreto e da sessão secreta, a decretar a absolvição do Senador Renan Calheiros sem que a população tenha o direito de saber o voto de seus representantes. A situação foi mais vergonhosa quando, em enquete, mais senadores afirmaram que votaram pela cassação, aumentando ainda mais o desprestígio dos Senadores, agora com a comprovação de que, escondido no anonimato, votaram diferente do que afirmaram publicamente. Se todos os votos divulgados fossem realmente conferidos para a cassação de Renan, o resultado seria diferente. Acho que a partir de agora, não existem mais argumentos que possam justificar o voto secreto, muito menos a realização de sessão secreta na Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores. Se os parlamentares são representantes do povo, devem prestar contas a quem os elegeu. Deve permanecer o voto secreto apenas para os eleitores, de forma a evitar o abuso do poder econômico e a compra de votos.

sem opinião
avalie fechar
walmir alexandre ribeiro (2) 15/09/2007 07h52
walmir alexandre ribeiro (2) 15/09/2007 07h52
LONDRINA / PR
Será?
Todos somos iguais perante a lei?
Eu não tenho forum privilegiado e nem imunidade parlamentar...
Todo o poder emana em nome do POVO?
Eu não votei em Senador para legislar em causa propria e nem contra o povo Brasileiro...
Senhores Senadores, cumplices de Renan, relachem e gozem.

1 opinião
avalie fechar
Tiago Henrique Araujo Silva (1) 15/09/2007 06h10
Tiago Henrique Araujo Silva (1) 15/09/2007 06h10
SAO PAULO / SP
O fato do Sr. Luis Ignacio o qual não considero presidente do Brasil ter se irritado com uma simples pergunta só porque estava em outro país mostra o medo de que a verdade sobre toda a corrupção que reina nas istituições teoricamente públicas do Brasil seja conhecida pelo mundo inteiro.
Ah, ele mensionou ligar para o presidente do PT, a propósito o PT não é o partido do mensalão?

sem opinião
avalie fechar
Genezio Fonseca (1) 15/09/2007 01h34
Genezio Fonseca (1) 15/09/2007 01h34
Mesmo estando morando fora do Brazil a algum tempo ( U.S.A. ) tenho acompanhado atraves da imprensa, principalmente atraves da Folha de São de SP. que é o veículo de comunicação mais sério que temos no Brasil e me sinto envergonhado de dizer que sou brasileiro, vendo essa vergonha nacional sobre esse sr. Renan...que temos muitos ladrões na politica isso não é segredo pra ninguem nem no Brasil e nem aqui fora. O que me deixou estarrecido foi o sr. Renan dizer que no Senado Federal temos 81 ladrões... pois se ele com tantos processos nas costas atolado até o pescoço em denucias ainda diz que " Se eu não tiver capacidade de dirigir o senado quem terá? " Quer dizer os outros 80 senadores alem de não ter capacidades estão mais sujos do que o sr. Renan. Foi ele quem disse isso, não sou não. Já que ele gosta tanto de presidencia, por que não dar pra ele a presidencia do Carandiru ou de Bangu 1? Ali sim ele estará exercendo o seu real papel de presidente e com certeza num julgamento futuro terá 100% de apoio dos seus parceiros.
Genezio Fonseca - Atlanta - U.S.A.

sem opinião
avalie fechar
dario franco (4) 15/09/2007 00h33
dario franco (4) 15/09/2007 00h33
O placar, como colocado no final da reportagem, é notícia ou peça de campanha publicitária? O "acredite se quiser" tem o fito de nos informar que os senadores desobedeceram à imprensa, ou criar indignação nos leitores (eleitores)? Criticamente escuto e leio a referência "o senado está de joelhos perante a sociedade". Sociedade aí não está consciente ou inconcientemente substituída por "mídia"? Opinião pública e mídia são a mesma coisa? Quem faz a mídia é a opinião pública, ou a mídia faz (ou pensa que faz)a opinião pública?

1 opinião
avalie fechar
Sidney Ramos (1) 14/09/2007 23h36
Sidney Ramos (1) 14/09/2007 23h36
SAO JOSE DOS CAMPOS / SP
Centenas de mensagens. Todas enfurecidas com a classe política (ou com a falta dela). Uns inconformados, uns espantados, uns desesperançados e todos loucos de ódio. E com toda a razão. Parece-me que não dá para esperar mais nada de positivo dos nossos governantes. Mas o que fazer? Chorar, espernear, pedir o exercito, entregar à justiça divina? Não sei. Mas penso que se cada cidadão esclarecido e indignado (e só aqui são quase mil), dedicar um tempo para iluminar a consciência de alguns dos tantos milhões de brasileiros que, seja lá por qual motivo, não tem acesso a essas informações, alguma coisa pode mudar. Se hoje somos muitos, até as próximas eleições poderemos ser muitos mais. E assim talvez os Renans da política comecem a perder seu espaço e a sua empáfia

1 opinião
avalie fechar
ANDRÉA MONTOVANI (1) 14/09/2007 22h03
ANDRÉA MONTOVANI (1) 14/09/2007 22h03
RIO DE JANEIRO / RJ
"Abre-te Sésamo! É o que me vem na mente pelo desprazer de vivenciar mais uma pública manobra vergonhosamente política no Senado brasileiro.
Sem me alongar, gostaria de citar um jornalista e escritos francês dizia:
" Nos bancos do Parlamento, é difícil estabelecer a diferença entre os homens capazes e os homens capazes de tudo. (Henri Béraud)

sem opinião
avalie fechar
Emerson Carioca (1) 14/09/2007 21h07
Emerson Carioca (1) 14/09/2007 21h07
ITABIRA / MG
Nossa... na quarta-feira estive o dia todo fora, e na república a tv está trapalhada, fui dormir apenas com uma única certeza, amanhã (quinta-feira) todos os jornais estariam noticiando ao menos um exemplo de limpeza no Senado. O que o vejo, no dia seguinte no Senado uma vergonha, um desrespeito com os eleitores e todos aqueles que um dia acreditaram nas instituições desse país!
Às vezes é preciso cair muito para poder acordar para a realidade, mas não sei até quando podemos, nós a sociedade brasileira ficarmos a assistir essa podridão e vergonha nacional. Fico triste inclusive quando vejo, homens como o senador Mercadante a custa de ligações entre o Planalto e o Senado, se abstiverem de votar a favor da cassação. Entendo o exercício dos trâmites do poder na arena política, sei que também muitos que estavam a discursavam contra o senador Renan Calheiros, um dia foram contra a eliminação do voto secreto, mas nessa quarta-feira, dia 12/09, era o momento de legitimar aos olhos da sociedade o valor ético em representar, ainda que seja os estados, em último caso a população brasileira.
É dever de todos se manifestar a respeito desse lastimável episodio da política brasileira!
Deveriam se sentir envergonhados senhores senadores!

29 opiniões
avalie fechar
PORTO ALEGRE / RS
Além de ser absolvido, apesar das provas, apesar de tudo
este "SR. SENADOR", ainda viaja pela FAB.
Pra mim chega, enchi o saco, acabou, nunca mais voto pra senador, deputado federal, vou cuidar apenas pra que não roubem de mim o pouco que tenho. Lamento pelo Brasil que vou deixar pra meu filho que terá que enfrentar uma canalha reunida e faz orgias com o nosso dinheiro... MEU DESPREZO AOS SRS. SENADORES

26 opiniões
avalie fechar
Manoel Gutierrez (8) 14/09/2007 20h52
Manoel Gutierrez (8) 14/09/2007 20h52
RIBEIRAO PRETO / SP
Eu ainda continuo querendo saber em que planeta o Renan está vivendo! Na terra do Brasil, certamente não é. Seu delirio de poder o faz imaginar que sua absolvição foi aceita por unanimidade pelo povo e até milhões de vezes parabenizado! Pasmem (ou leiam seus pronunciamentos!) Esse indivíduo, sem moral, sem escrúpulos e caráter, tem se revelado um "macunaima" - certamente parido tal como o herói! Está sendo capaz de desmoralizar o Brasil inteiro em tão pouco tempo, coisa que nem mesmo políticos de "fina estampa" , como Maluf por exemplo, fora capaz. Nossa indignação, no entanto, não é só essa. O que faz o Lula viajando como se nada fosse com ele e com o país que ele dirige? Que comprometimento tem todos esses políticos, com honrosas excessões, que nos parecem estáticos, omissos, catatonicas, borrados (vide Ideli) e fazem daquele pária essa coisa superpoderosa com atestado de idoneidae moral?
O clima é deveras suspeito e merecerá um julgamento histórico!

30 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1107)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página