Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

AI-5

Mendes relembra AI-5 e critica manobra para limitar concessão de habeas corpus


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7
Comentários dos leitores
tem um unico artigo, que seria a soluçao para a roubalheira desenfreada que assola o nosso pais. tem ladrao em tudo que e canto e os maiores, sao os mais protegidos. poderiam criar um AI-6, so com o artigo 8º. nao seria ditatorial e com certeza, melhoraria e moralizaria o nosso povo. 6 opiniões
avalie fechar
NELSON RODRIGUES (2) 12/12/2008 23h05
NELSON RODRIGUES (2) 12/12/2008 23h05
Gostaria imensamente que voltasse a viger o AI-5, porque foi uma das melhores normas jurídicas que foi editada no Brasil, desde a proclamação da república. 31 opiniões
avalie fechar
José Pontedura (21) 12/12/2008 21h40
José Pontedura (21) 12/12/2008 21h40
Que me perdoe o ilustre professor Espinosa, mas creio que ele está equivocado em sua análise da ditadura militar. Houve sim, alguns excessos, mas era preciso. O país estava em uma desordem total. Só mesmo um regime militar para por fim ao que acontecia naquela época. Hoje, a meu ver, não estamos muito distante daquela época. A desordem total campea pelo Br. todo., o roubo do dinheiro público cresce em escala geométrica. Nunca se roubou tanto neese país como nos último 6 anos. A violência urbana só faz crescer, inocentes morrem todos os dias exclusivamente pela incompetência, descaso, omissão.. do poder público, o sistema de saúde pública está falido, educação idem, o tráfico de drogas e armas só faz aumentar, o poder paralelo tomou conta nas grandes cidades. Saimos de casa e não sabemos se voltaremos vivos. Se houve grande prejuízo para o sistema de ensimo, e concordo que houve, mas se nada foi feito para melhorar a culpa cabe exclusivamente aos governantes e ao congresso nacional que é uma casa de grandes nogociatas, nada mais. Estou cançado de tanta hiprocresia. Solidariedade, cidadania, caráter honra princípios éticos e morais foram abolidos de nosso dicionário. Dia desses tomei conhecimento que certo anisitiado político teria recebido indenização de mais de 1,2 milhões de reais. E a família dessas crianças mortas pela bandidagem quanto recebeu? 33 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1470) 12/12/2008 19h37
Luís da Velosa (1470) 12/12/2008 19h37
Tem muito mais gente que "comeu o pão que o diabo amassou". Tenho, ainda, esperanças de vê-las reembolsadas, pelo menos financeiramente, uma vez que as chagas são incuráveis, indebeláveis. Está de parabéns o Ministério da Justiça. 101 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 12/12/2008 19h19
Rogerio Rocha (660) 12/12/2008 19h19
"Para professor, AI-5 deixou "herança maldita" na educação do país"
Concordo plenamente com o professor Antonio Roberto Espinosa.
Se para as pessoas e a liberdade o AI - 5 foi ruim, ele foi muito pior para o futuro do país. O professor apresenta uma visão lúcida, realista e neutra deste triste episódio da história brasileira.
Uma visão que, infelzmente, os nossos governantes -passados e atuais- não tem.
O atual presidente, em vez de falar da herança maldita do PSDB poderia corrigir esta herança maldita deixada pelos militares de extrema direita.
Nisto ele poderia se diferenciar dos seus antecessores e aí sim, se tornar uma pessoa que fez diferença na história deste país.
41 opiniões
avalie fechar
Rubem Chaves (17) 12/12/2008 19h18
Rubem Chaves (17) 12/12/2008 19h18
Será que a anistia foi ampla, geral e irrestrita? Pelo que eu vejo só um lado, o lado que promoveu assaltos a bancos, sequestros e assassinatos é que está recebendo polpudas idenizações. E o outro lado, nada recebe? É isso que se chama democracia, imparcialidade? Bem, acho que sou burro 89 opiniões
avalie fechar
mauricio casanova (11) 11/12/2008 14h21
mauricio casanova (11) 11/12/2008 14h21
O legislativo tem que se dar maior valor e ser mais independente e não ser apenas um apêndice do judiciário ou do executivo. O presidente do congresso não tem que ficar abaixando a cabeça pra essa advogado do FHC que está nessa cargo do STF apenas porque o SENADO submisso nunca recusou nenhum nome indicado pelo presidente. 36 opiniões
avalie fechar
Armando S Marangoni (87) 11/12/2008 13h41
Armando S Marangoni (87) 11/12/2008 13h41
O que teria o Exmo.Senhor Presidente Gilmar Mendes a dizer sobre o escândalo do TJ do Espírito Santo? Ou será que seria cedo demais para manifestar-se a respeito?
E sobre a igualdade de direitos quando se trata de habeas corpus?
Se há problemas de visibilidade no caso, por quê o presidente do Poder Judiciário não assume a política que seu cargo envolve e aparece mais oferecendo ao povo explicações sobre seus motivos e determinações?
Creio que é uma reinvidicação justa pedir ao chefe de um dos poderes da nação que seja claro e objetivo.
160 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (128)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página