Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise na Defesa

Livro sobre a ditadura gera conflito entre Jobim e militares.
Mais resultados: 1 2 3 4
Comentários dos leitores
Brasil Abreu (14) 17/07/2008 20h40
Brasil Abreu (14) 17/07/2008 20h40
Concordo contigo Ministro. Ou arrumamos a casa, dando condições e segurança aos passageiros ou então, ...até o próximo acidente. É lastimável ver tantas familias orando pelas vítimas de acidentes aéreos! sem opinião
avalie fechar
marcilon brigido (119) 28/11/2007 18h52
marcilon brigido (119) 28/11/2007 18h52
Quero entender melhor o discurso do ministro Nelson Jobim.
Espero que aparelhar melhor o Brasil, não seja só comprar fardas e botas para os militares.
Espero que o Brasil se aparelhe com equipamentos de guerra de respeito:
Coletes revestidos de kevlar, tanques com mira telescópica, helicópteros apaches americanos, submarinos nucleares, caças invisíveis F-117, bombas guiadas a laser, aviões e navios equipados com os famigerados mísseis teleguiados Tomahawks...
Parece sandice, mas era assim que o mundo pensava quando se dizia que na Alemanha um tal de Adoph Hiltler estava se armando para atacar a Europa.
Hugo Chaves apresenta os mesmos surtos de loucura de Hitler à época: incitação do povo contra as grandes potências, regimes perpetuos e tiranos, ostentação de riquezas, novos armamemtos etc.
A não aprovação da Venezuela no Mercosul, a descoberta de um mega campo de petróleo em Tupi e o projeto do bio combustivel no Brasil, soa para ele como hegemonia do Brasil na America Latina, que ele não tolera. Vai partir com tudo pra cima, primeiro da Colômbia, depois do Brasil e dos parceiros comerciais, Uruguai e Argentina.
Quem viver, verá!
4 opiniões
avalie fechar
julio cesar l camerini (1) 16/11/2007 19h13
julio cesar l camerini (1) 16/11/2007 19h13
COTIA / SP
Meu caro amigo,
Volte sim!! Aqui realmente está uma maravilha!!
Não estranhe se quando estiver desembarcando encontrar uma pessoa bem alta e um bem pequeninho tocando um sininho e gritando:
" Patrão um avião!!!!!"
sem opinião
avalie fechar
Vladimir Tzonev (160) 16/11/2007 16h37
Vladimir Tzonev (160) 16/11/2007 16h37
.
não sejam ingênuos, críticos!
isto é apenas um pretexto, porem na política se faz assim.
o brasil precisa com urgência modernizar a suas forças armadas.
de terrorismo não sei, mas aos estados unidos não não se pode confiar, principalmente, se há petróleo emvolvido...
.
1 opinião
avalie fechar
Wander lourenco (16) 16/11/2007 12h32
Wander lourenco (16) 16/11/2007 12h32
Eu sai do Brasil logo que Lula foi eleito, esperando encontrar alguma coisa melhor aqui na Europa, e vi uma reportagem que me comoveu muito, um garotinho disse O LULA VAI MUDAR O BRASIL....vivendo a muitos anos na Europa mas seguindo sempre a situaçao do Brasil eu posso notar quantas coisas mudaram neste periodo.....Nao consigo entender porque o povo Brasileiro e pessimista ao ponto de torcer para que as coisas deem errado,,,,,Nao conheço nenhum pais que aspira ser uma potencia sem um pograma militar forte e respeitavel.....Compartilho com muito carinho o comento do Sr.Andre Tome, quando eu estive no Brasil recentemente em Minas Gerais eram os militares que estavam concertando e ate construindo estradas......Eu pensei que primeiro mundo como diziam era uma coisa muito diferente, a unica coisa que aqui encontrei foi um monte de gente esperta que conseguiu, sacrificando outros povos a chegar onde chegaram.....E hora do Brasileiro colocar na cabeça que podemos chegar a algum lugar, com trabalho, cobrança as forças politicas....Criticar e salutar mas um elogio de vez em quando e bom............Aqui na Europa o Brasil e muito bem visto pelos europeus, mas os brasileiros so criticam.......eu quero voltar agora para o Brasil para aproveitar um pouco deste bom momento nesta terra maravilhosa abençoada por Deus e bonita por natureza......VAMOS ACORDAR GALERA O MUNDO ESTA CAMBIANDO, AS COISAS ESTAO CAMBIANDO TEMOS QUE ENTRAR NESTE TREM..................Wander Lourenço -Italia 4 opiniões
avalie fechar
O petróleo ainda não foi extraido mas já subiu à
cabeça do Lula e seus cumpanheiros !
2 opiniões
avalie fechar
Ayrton Jairo França (10) 16/11/2007 11h51
Ayrton Jairo França (10) 16/11/2007 11h51
Parece que nosso Ministro gosta de fazer papel de palhaço. Será que algum pirata irá roubar o nosso petróleo? Com baldes certamente não será... 3 opiniões
avalie fechar
Luciano Xavier (5) 16/11/2007 11h21
Luciano Xavier (5) 16/11/2007 11h21
ARACAJU / SE
Enfim, acharam alguém que supera o Lula nos seus comentários idiotas. sem opinião
avalie fechar
rogério morettini (43) 16/11/2007 11h14
rogério morettini (43) 16/11/2007 11h14
Concordo com o leitor André Tomé.
É obvio que as forças armadas são importantes.
Deixemos no lugar certo nossos receios de outra ditadura militar.Isso tem hora e vez.
Estamos precisando sim incrementar nossas defesas.Isso é fato.E tambem precisamos sim dar uma boa revisada no contexto nuclear.E não só pra defesa, mas como suplemento de energia para o país.Não podemos ir construindo barragens hidorelétricas a esmo.Temos um grande problema com degradação ambiental que pode nos custar muito caro num futuro próximo e precisamos sim rever a condição da energia nuclear no Brasil.
No que diz respeito aos militares, ja é hora de nos conscientizarmos q as forças armadas não estão separadas da sociedade e sim que fazem parte da sociedade.
Somos todos brasileiros e devemos todos zelar por nossa pátria.Nossa casa.Nossos compatriotas como um todo.Sejam civis ou militares.Estamos todos debaixo do mesmo teto.
Quanto aos políticos, bom.Esses sabemos quais são as reais intenções.
1 opinião
avalie fechar
Alexandre Silveira (3) 16/11/2007 10h59
Alexandre Silveira (3) 16/11/2007 10h59
Jamais na historia deste pais, foi tida tanta asneira por tão poucos em tão pouco tempo.. Ouvindo esse senhor falar, Nos passa a impressão que estamos prestes a sermos invadidos, como se esse petroleo fosse algo que bastasse chegar pegar e levar... Nós honestos politicos estão tão acostumados a dilapidar nosso pobre dinheirinho com tanta facilidade que se esquecem que pra se retirar petróleo a essa profundidade, são precisos meses e meses de investimentos e grande deslocamento de aparato destinado a tal.
existem pessoas que fariam muito mais pelo país se se mantivessem de boca fechada,,
sem opinião
avalie fechar
Rogerio Rocha (544) 16/11/2007 10h59
Rogerio Rocha (544) 16/11/2007 10h59
Nesta polêmica toda os militares e seus defensores têm razão em parte. Eles tem razão quando são contra o enaltecimento dos pseudo-revolucionários que fizeram da violência e do crime uma forma de protesto. O verdadeiro rótulo que cabe a estes "revolucionários" é o de criminosos violentos. Por outro lado os militares não têm e nunca tiveram razão ao se acharem os salvadores da pátria e promoverem a série de golpes que a nossa história registra. A começar pela proclamação da república. O real papel dos militares é a defesa do país e a integração nacional. Alguns dos serviços sociais realizados pelos militares são na verdade um tapa-buraco que é exercido devido à incompetência do poder civil de realizar um mínimo de trabalho.
Os militares perderam a razão ao usarem a tortura e o terrorismo de estado como forma de se manter no poder.
Os militares deixaram de ter razão ao se imiscuirem na política. O lugar de soldado é no quartel e não na política. Os militares tem que ter a consciência de que é necessário respeitar as instituições e se algum deles tiver uma veia política que saia da tropa e entre para um partido político. Já vimos que como administradores eles são tão ou mais incompetentes do que os civis -o país não quebrou no governo militar?- e sempre que chegaram ao poder, seja pela força seja pelo voto, nunca fizeram um trabalho digno de elogios.
11 opiniões
avalie fechar
Antonio Benedito Siqueira (2) 31/10/2007 13h18
Antonio Benedito Siqueira (2) 31/10/2007 13h18
Cidadãos brasileiros, quando é que iremos entender que tudo, absolutamente tudo o que ocorre e irá ocorrer nos próximos anos, têm como principal responsável, mas não único, os políticos (civis) deste nosso Brasil; São eles quêm distribuem as verbas, alocam os recursos, canalizando a maior parte para seus bolsos. Se o cenário dos aeroportos é este que se apresenta, vá procurar saber, qual foi o valor em recursos aplicados neste setor; o militar só bate continência, se passar disso é crime de desobediência. Um dado atual: a construção do novo prédio do TSE irá custar aos cofres públicos R$ 320.000.000,00, com este dinheiro sabe quantos aeroportos dá para construir ? Pergunto é culpa dos militares ? respondo..., também é, pois eles tem a obrigação e o dever de proteger o Brasil dos inimigos, sejam eles externos e internos, os internos nós sabemos exatamente onde estão ! não sabe ? NO PLANALTO CENTRAL. 15 opiniões
avalie fechar
André Thomé (2) 06/10/2007 11h26
André Thomé (2) 06/10/2007 11h26
Sou ex-Oficial temporário do Exército e, diante de alguns comentários postados, decidi escrever meu depoimento.
As Forças Armadas são as instituições mais antigas do país e, conforme recente pesquisa, detem o maior indice de popularidade com o povo brasileiro, mas por quê? Pois ela é a sintese do povo. São elas as únicas instituições presentes em todo o território nacional, seja no sul, na Bahia ou no lugar mais distante da amazônia.
Elas não passam (como alguns pensam) o tempo todo em instrução ou realizando educação física no quartel.
São responsáveis pela defesa do país (terrestre, aerea e maritima) com parcos recursos. Mas nào é também só isso! Na amazonia, junto as populações ribeirinhas e indigenas, são responsaveis pela manutenção destas comunidades, dando-lhes suprimentos alimenticios e médicos, etc.
No nordeste, ajudam no período critico da seca.
No sul e sudeste, nas enchentes, são elas que resgatam os perdidos e abrigam, alimentam e medicam os desamparados.
No RIO, quando os hospitais públicos fecharam as portas em 2006, foram médicos e dentistas das FFAA que acudiram os populares. Fora a tranquilidade que a população carioca sente quando as tropas estão na rua.
Acho que isso dá uma ideia (pequena) de quanto o país depende de TROPAS bem equipadas, treinadas e, por que não, bem pagas.
Em todos os momentos históricos do país, as FFAA estiveram do lado do povo, por isso peço as criticos que estudem um pouco mais e aceitem essa realidade apresenta. Grato.
31 opiniões
avalie fechar
guilherme maximilian (7) 30/09/2007 09h45
guilherme maximilian (7) 30/09/2007 09h45
RIO DE JANEIRO / RJ
Durante todo o transcorrer da CPI, percebeu-se que maior parte dos integrantes de postos de direção, de superintendências e de gerências da ANAC são militares.
Quem elaborou a IS? Um militar da reserva.
Quem é superintendente de segurança operacional? Um militar da reserva. E o que a gestão dele contribuiu para que os acidentes fossem evitados?! NADA!
Interessante é que todos se dizem fazer parte do valoroso staff técnico do militaresco ex-DAC. Sob essa fachada, lá permanecem, firmes e fortes, fazendo um maior lobby de que a permanência militar é imprescindível, tentando, convencer gregos e troianos, da necessidade de que o setor aéreo precisa continuar a ser militarizado. Afinal, que ninguém os ouça, mas, qual será a real intenção desse convencimento? Quantos nesse país se aposentam na faixa dos 50 anos, isto é, passam para a reserva remunerada e, ainda têm sorte de poderem acumular seus polpudos soldos, com a remuneração de diretores, de superintendentes, de gerentes, etc, provenientes dos cofres públicos, sem fazer qualquer esforço?!
A prova disso está na indicação do retorno de um major-brigadeiro da reserva do ex-DAC, considerado como um verdadeiro linha dura hitlerista, como um dos diretores da agência.
Entendo que, apesar de todo esse imprescindível pessoal militar como gerentes, superintendentes, diretores, com o jargão de possuírem larga experiência na aviação civil, contribuem, sim, para arrastar a ANAC ao verdadeiro caos.
De quem seria a incompetência?
35 opiniões
avalie fechar
Josemar dos Santos Riesgo (12) 24/09/2007 08h15
Josemar dos Santos Riesgo (12) 24/09/2007 08h15
PORTO ALEGRE / RS
A tensão na relação entre os militares e o Ministro Jobin se explica pelo fato de, pela primeira vez desde que foi instituído, o Ministério da Defesa tem um titular à altura do cargo. Anteriormente estavam, inclusive o Vice-Presidente da República, exercendo o cargo "pró-forma", ou seja, apenas preenchendo-o formalmente, sem qualquer ingerência nas atividades inerentes ao exercício de tal cargo. Ao ponto de uma atividade civil - tráfego aério- anteriormente exercida de modo integral pelo antigo Ministério da Aeronáutica e agora executada pela nova Agência da Aviação Civil (ANAC), integrada em sua maioria por pessoas apenas conhecidas pelas suas relações políticas com o Executivo, produzir, ajudada pelos controladores de vôo, que viram nesta falta de comando o terreno fértil para pressionarem o Governo a atenderem suas reivindicações, o denominado caos aéreo, sem deixar de referir a colaboração também das empresas aéreas. Assumindo o Ministro Jobin, a situação mudou pois no Ministério da Defesa assumiu, com plenos poderes, um titular com vontade de mudar. Nos seus planos, fica a impressão que, para fazer um omelete, tem a conviccão da necessidade de quebrar alguns ovos. Até agora, a única pessoa que ainda não entender o recado é o Presidente da ANAC, Milton Zuanazzi, que parece tão apegado ao cargo como "carrapato em anca de vaca magra" (expressão gaúcha). 11 opiniões
avalie fechar
Edmilson Faria (2) 24/09/2007 07h55
Edmilson Faria (2) 24/09/2007 07h55
BRASILIA / DF
Não acredito como alguém pode ainda defender as atrocidades feitas pelos militares durante a ditadura. Comparar a meia dúzia de milicos mortos pelos comunistas com o terror imposto pela ditadura é ser simplista demais. Não passam de terroristas covardes, que se escondem atrás de armas que deveriam ser usadas para defender a população, para atacá-la em seus direitos mais básicos. Não há nada mais repugnante na história desse país do que a ditadura militar. Certo está o ministro Jobim em colocar esses milicos no lugar deles. Depois de cometerem tantas atrocidades querem permanecer impunes em razão de uma lei de anistia que eles mesmos aprovaram. É muito cinismo! As famílias das vítimas tem, no mínimo, o direito de saber o que aconteceu com seus familiares. Será que nem isso esses milicos arrogantes conseguem perceber? 25 opiniões
avalie fechar
Rogério Athayde (159) 24/09/2007 07h17
Rogério Athayde (159) 24/09/2007 07h17
O que falta ao digníssimo Ministro da Defesa é um pouco de educação e respeito ao tratar com seres humanos, sejam eles militares ou não. Ser Ministro de Governo, não quer dizer ser grosso, ser sem educação e por aí afora. O cargo de Ministro exige no mínimo ter educação, ter respeito, saber lidar com pessoas, e ter a inteligência o suficiente para ter bom senso quando necessário e ter energia quando necessário for. Mas ter energia, não é dar patadas nos outros, ter energia é ser firme em suas decisões, mas sempre com educação e respeito. O povo brasileiro está cansado dessas atitudes grotescas, principalmente vindo de um homem de confiança do Presidente da República. É de se admirar tais atitudes, vinda de um homem que já foi presidente do STF, aparentando ter bagagem o suficiente para adminstrar a nova pasta que ocupa. Mas adminstrar o Ministério da Defesa, exige não apenas experiências anteriores, exige ter um mínimo de humildade, pois ninguém é dono do mundo e muito menos dono de uma pasta ministerial. Ocupar um cargo no Ministério, é ocupar o cargo e não ser dono do cargo, e mesmo se fosse dono do cargo, ninguém tem o direito de desprezar os outros com grosserias primárias. Espero que o digníssimo Ministro da Defesa aja respeitando seus pares e respeitando a população brasileira, bem como, respeitando os militares. Nós sabemos o que houve durante o regime militar, mas nem por isso deveremos ficar cutucando a onça com vara curta. 8 opiniões
avalie fechar
José Vital Leite (3) 24/09/2007 04h41
José Vital Leite (3) 24/09/2007 04h41
SALVADOR / BA
Os Militares estão cobertos de razão! Por que o livro não menciona os crimes cometidos pelos comunistas durante a ditadura militar em que vitimou muitos militares?
Esse ministro arrogante deveria colocar uma melancia no pescoço para poder lhe ser possível dar mais visibilidade. Em vez de estar preocupado com poltrona de avião, deveria sim, estar preocupado com o sucateamento a que a Forças Armadas estão sendo submetidas pelo governo LULA.
32 opiniões
avalie fechar
Aelson Sousa Santos (2) 24/09/2007 02h03
Aelson Sousa Santos (2) 24/09/2007 02h03
BELO HORIZONTE / MG
Não tenho procuração do Lula, mas os que criticam o governo Lula, deveria olhar os numeros de ANTES e os ATUAIS, ler, se informar para não falar o que não sabe. Pegam carona em fatos do passado. Olhem os números depois podem criticar. Entendam. Não sejam maria-vai-com-as-outras! Leiam, se informem, entendam o porque. Governar o Brasil não é como tomar conta de um maternal não. 32 opiniões
avalie fechar
Aelson Sousa Santos (2) 24/09/2007 01h57
Aelson Sousa Santos (2) 24/09/2007 01h57
BELO HORIZONTE / MG
O pessoal do sul e sudeste deve morrer de inveja dos baianos. A gente trablha tanto ou mais que eles e ainda bricamos e fazemos festas todo dia e vamos a praia pegar um sol. Fazer o que se somos eficientes. Num é a toa que Ford saiu de sampa e veio para Camaçari na Bahia. Fomos nós os Nordestinos e baianos que construimos São Paulo. Quero ver um paulista pegar no pesado. Se baiano fosse preguiçoso, a Bahia seria o estado mais atrasado do Brasil. Quem estragou a Bahia foi o ACM que Deus o tenha. Não temos culpa dos sulistas não saberem conciliar trabalho com viver. Respeitem os povos. 35 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (63)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página