Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Defesa

Brasil prepara novo Plano Nacional de Defesa


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Roberto Martins (242) 11/01/2010 07h07
Roberto Martins (242) 11/01/2010 07h07
Vanucchi não tem que pedir demissão.
Nós, brasileiros, é que temos que demitir todo esse bando de terrorista bandido que assola o poder da nação, graças a esse fajuto partido chamado PT que permitiu a infiltração e domínio dessa corja de castristas, leninistas e marxistas, etc.
PT-CC-Sds
20 opiniões
avalie fechar
marcio B. (96) 11/01/2010 00h30
marcio B. (96) 11/01/2010 00h30
Cesar Goldbarg, não há nada nesse governo que seja por acaso, é claro que há um lobby fortíssimo para compra de tais caças, além de muitos outros interesses que sequer podemos imaginar, não é por acaso que o filho do Sarkosy estava passando férias no Brasil ou Sarkozy dia 7 afirmou que quer A.Latina (Brasil) no Conselho de Segurança da ONU e até a Carla Bruni faz pressão pró Battisti por aqui, além do le monde bajular o Lula e espalhar propaganda sobre o governo Lula pela Europa, ongs francesas ha anos influenciam diretamente na política indigenista do Brasil, especialmente na demarcação da raposa serra do sol, onde pode se localizar a maior reserva de diamantes e possivelmente, mas não comprovada a maior reserva de nióbio do mundo, sendo esse metal estratégico para a construção do futuro reator de fusão nuclear , o iter, www.iter.org localizado na frança, que é uma associaçao de multiplos países no desenvolvimento da tecnologia de fusão nuclear, e que o Brasil queria entrar como desenvolvedor e não como uma espécie de cotista segundo divulgou em nota ësclarecedora" da usp www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/5bd/2br/4temas/04ind-ponta/081202fusaonuclear/index.html, enfim há muiiiitta coisa a se investigar sobre a relação LULA x SARKOZI, não por ser bom ou ruim a relação França x Brasil, mas por toda a obscuridade com que ela vem acontecendo. 12 opiniões
avalie fechar
Cesar Goldbarg (46) 10/01/2010 23h22
Cesar Goldbarg (46) 10/01/2010 23h22
Uma enorme falácia essa história de que a decisão política pensa na parceria com a FRANÇA.
Essa parceria já não está bem firmada com um MEGA CONTRATO de submarinos e outro para HELICÓPTEROS?
Se ainda não está firmada com um projeto da magnitude dos SUBMARINOS, seria a construção dos 36 caças que faria a tarefa?
PELO CONTRÁRIO. É sempre interessante diversificar as parcerias, especialmente quando o assunto é SEGURANÇA NACIONAL.
No outro prato da balança diz respeito as dificuldades econômicas da Dassault Aviation. O presidente da França está no seu papel de AJUDAR A EMPRESA.
E os franceses estão jogando duro para manter a empresa. Supostamente fizeram um lobby envolvendo manobras pouco recomendáveis no caso recente de venda para os Indianos.
Esse cenário sugere concretamente que o melhor interesse do Brasil pode não estar sendo defendido.
A Dassault Aviation é, hoje, uma empresa de maior risco que a Saab.
A transferência de tecnologia já não ocorreu, antes, na compra os MIRAGES - da Dassault Aviation.
O caça é muito caro e não foi comprado por NENHUM PAìS ainda.
O Brasil não participa do projeto, consequentemente não tendo acesso a esse tipo de tecnologia.
Com a França a compra é terminal. No caso SUECO existe a abertura para uma parceria de produção de NOVOS TIPOS de CAÇAS.
Decisão política não DEVERIA SER SINÔNIMO de NEGAÇÂO do ARGUMENTO LÓGICO - da inteligência.
5 opiniões
avalie fechar
Cesar Goldbarg (46) 10/01/2010 22h21
Cesar Goldbarg (46) 10/01/2010 22h21
O CÓDIGO de Janeiro é muito mais que uma polêmica estacionada sobre como alcançar a "verdade" em algum dos campos que supostamente objetiva regular. Cito um colunista da folha:
"...Enquanto as ações cometidas pelos grupos de esquerda são história antiga, no máximo do interesse de acadêmicos...."
Infelizmente não é tão simples assim. O caso em questão não é coisa do passado sob nenhum aspecto. No mínimo pelo fato de que os "ativistas" do passado são, HOJE, agentes de estado. Portanto o interesse não se justifica somente "para acadêmicos" - sob pena de se redefinir o que significa a palavra "interesse". E nesse imbróglio, os mais prejudicados foram os vitimados pelas ações dos extremistas de esquerda e que nunca foram indenizados ou compensados. Surpresa: nada no CÓDIGO de Janeiro diz disso. Todavia aborda nanotecnologia, símbolos religiosos e licenciamento ambiental. Provavelmente o assunto dos vitimados não diga de direitos humanos...
Também fica estranho resolver a "tortura" no passado e "esquecer" a tortura no presente. Esquecimento geral, em TEORIA e na PRÁTICA. Desconheço caso de condenação pelo crime de tortura nesses 21 anos de suposta tipificação. Estou mal informado? Isso não preocupa a OAB? A tortura foi extinta no BRASIL ZIL ZIL? Ou será que a tortura moderna é mais tolerável que a tortura do passado?
Se o Brasil precisa passar o passado a limpo, que se busque a verdade COMPLETA - TEORIA E PRÁTICA, ainda que para atender também a "alguns acadêmicos".
3 opiniões
avalie fechar
ernani sefton campos (189) 10/01/2010 21h52
ernani sefton campos (189) 10/01/2010 21h52
O secretário, pode pedir sua demissão.Não vai fazer falta.
O que não pode acontecer é a Vitória, desta aberração Jurídica que está em marcha..
" REVIRAR na M " e desencadear um processo de perseguição aos REVOLUCIONÁRIOS E TORTURADORES SEPTUAGENÁRIOS ?
Acredito, que isto, se ocorrer, vai desestabilizar a Democracia, atual, no Brasil, sob a pecha de "corrigir impunidades ".Por que não fizeram antes? Agora que o Brasil está sereno, produzindo e cordato, vamos regredir ?Espero qu o Sr. Presidente, evite-o.
Quanto ao Sr. BRITO da OAB, está vendo os $$$ que deverão entrar nos bolsos de seus PARES, advogados, com as defesas e processos judiciários, que a medida, se aprovada, vai carrear, para seus BOLSOS>
TUDO É DINHEIRO....... nada mais, e caro .....
O Brasil é RICO, portanto, pagará a CONTA.
4 opiniões
avalie fechar
Alexandre Lapagesse (1) 10/01/2010 21h22
Alexandre Lapagesse (1) 10/01/2010 21h22
É muito estranho o porque do governo do PT só tomar essa providencia no inicio de um ano eleitoral , após 09 anos de omissão, principalmente tendo-se em mente que sua principal estrela, Lula, não pode ser mais candidato.
Sua indicada, Dilma ou sei lá que nome realmente assumiu, historicamente guerrilheira e acusada de assassinatos e roubos nesse período , seria um dos personagens mais interessados nesse processo, principalmente em vista do seus interesses visivelmente eleitoreiros, principalmente visto o seu desempenho pífio nas pesquisas eleitorais.
Bem, acho salutar historicamente informar a todos os cidadãos brasileiros quem eram os protagonistas dessa história e como foram deflagados esses episódios.
Em um conflito, sempre temos no mínimo dois lados e que devem ser investigados de forma isenta, a fim de não criarmos inquisições.
Na época, deve-se deixar claro, que queria-se mudar o regime politico através da luta armada, visando-se uma Ditadura Proletária ( imaginem!!!!, um Decrepito Fidel ou mesmo um Hugo Chaves no poder, que com certeza está mais para Chapolim Colorado, misturado com os irmãos metralha, do que com um estadista)
Outra coisa que nos assusta nesse Decreto é como dar poder a uma Comissão para jugar casos em que as instancias democráticas já possuem a solução, como invasão de propriedade rurais por facções criminosas ou mesmo caçar as concessões de rádio e TV( O que isso está parecendo????) .
A final o que essa gente quer, inocentes e bem intencionados é que não são.
Será que estar no poder e usa-lo de forma no mínimo suspeita é pouco.
O pais hoje clama não mais por abaixo a ditadura e sim para que nos livre da corrupção e da desacerbação do erário.
Vamos trazer sim as informações a publico, inclusive quem financiou, quem se beneficiou e o que os envolvidos realmente queriam ou fizeram, mais pautados na Constituição e nas instituições democráticas que minha geração pagou e paga tão caro para resgatar e manter.
Obs: Em falar nisso, onde anda o Ali-baba??? (José Dirceu, ou qual será seu atual nome ? Chefe de Quadrilha, RÉU, bem como seus comparticipes, os demais 39 RÉUS do Mensalão do PT.).
5 opiniões
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (319) 10/01/2010 20h52
Leucio Da Mota Barbosa (319) 10/01/2010 20h52
TORTURA NUNCA MAIS !
QUEM NÃO TORTURA NEM TORTUROU NÃO TEM O QUE TEMER !
ps. quem gosta de torturador pode continuar colocando negativo para este comentário , é por saber que ainda hoje existem muitos amantes da tortura , que precisamos urgente da nova lei dos direitos humanos contra tortura !
8 opiniões
avalie fechar
marcio B. (96) 10/01/2010 19h36
marcio B. (96) 10/01/2010 19h36
O "exercito" de idiotas politicamente corretos somado ao "exercito" dos ventríloquos ecologicamente corretos , liderados pelos ex-terroristas que assumiram o governo estarão aptos a acusar e denunciar qualquer pessoa, a qualquer hora de crime contra os "direitos humanos". Parabéns ao comunistas que na calada da noite forjaram o maior golpe totalitário dos últimos tempos com o "apoio" de 80% da estúpida população brasileira. 22 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2244) 10/01/2010 19h16
AGUINALDO VENANCIO (2244) 10/01/2010 19h16
VANNUCHI:
POR FALTA DE ADUES:
ATÉ LOGO!
SAI!
7 opiniões
avalie fechar
Eduardo Abreu (12) 10/01/2010 18h53
Eduardo Abreu (12) 10/01/2010 18h53
Não estamos falando de uma Ordem dos Advogados do Brasil , mas da parte dela que é sucursal do PT e da "esquerda" radical (assim mesmo com aspas por se tratar de fascistas que usam o populismo e a mentira como ferramenta de trabalho).
Incentivar terrorismo, acabar com a liberdade de imprensa, alavancar a manipulação de massas à moda nazista ou stalinista, incentivar e tornar legais os atos de terrorismo do MST, não reconhecer que a esquerda radical se armou antes do golpe militar de 64 e que este na realidade foi um contra-golpe (também sujo) à tentativa de implantar ditadura com a desculpa da capa do socialismo da esuerda radical.
Não é para menos que convém a esses caras se apoderarem do governo Lula e manipulá-lo mantendo terroristas internacionais no país travestindo-os de anjos, ou obrigarem a Lula a ser subserviente a Chavez.
Estes que estão querendo esse Plano de "Anti-Direitos" Humanos são em grande parte os que tomaram parte em assassinatos de garotos de 18 anos que eram sentinelas em quartéis, que quiseram intimidar (diga-se de passagem com muita violênica) a juventude universitária da época através da manipulação de votações na UNE (nunca votavam mais estudantes de que os que cabiam em salas que eram ocupadas por antecipação como parte da manipulação política) e que travaram a guerra suja tanto de parte dos serviços de repressão como da deles.
Essas coisas só interessam a esse tipo de gente, não a nós restante dos brasileiros.
4 opiniões
avalie fechar
Marcos Nunes (8) 10/01/2010 18h35
Marcos Nunes (8) 10/01/2010 18h35
Como tudo o que vem "deste (des)governo", para mim, não presta, que esse pseudo ministro demita-se o mais rápido possível... Já vai tarde!!! 4 opiniões
avalie fechar
oldemar rodrigues (35) 10/01/2010 18h19
oldemar rodrigues (35) 10/01/2010 18h19
Francamente!!! A OAB, perdeu realmente a importancia nacional que tinha.
Agora ela esta defendendo o Vanuci, que inventou direitos que ferem a CF. Artº 5º " todos são iguais diante da leis independente de credo, cor condição social etc.."
Não se resolve problemas sociais com normas juridicas estruxula e politiqueira.
O que esse povo ta querendo é uma nova ditadura e não ta longe disso não.
Democracia é o regime em que as coisas acontecem naturalmente sem intervenção ridicula do Estado usando a força e obrigando cidadãos e serem aquilo que os governantes o desejam que eles sejam.
Querem utilizar coisas do passado que não tem nada a ver mais com o presente da nação para justificar esse decreto unilateral e ira gerar grandes problemas sociais e tendencias de muita violencia dentro da população do nosso pais..
8 opiniões
avalie fechar
Carlos Botelho (2) 10/01/2010 18h18
Carlos Botelho (2) 10/01/2010 18h18
Folha de São Paulo
Primeira encarnação: Plano Nacional de Direitos Humanos I, governo FHC:
    São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996
    Programa prevê valorização das minorias
    DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
    O programa do governo prevê ações específicas e mudanças na legislação para valorizar as minorias da sociedade, como negros, mulheres, crianças, deficientes físicos, índios e idosos.
    Segundo o plano, a Funai (Fundação Nacional do Índio) receberá recursos e será reorganizada para seguir com o processo de demarcação das terras indígenas.
    O governo também fará campanhas de esclarecimento e prevenção sobre a Aids e o uso de drogas.
    Aulas
    Os policiais terão aulas sobre os direitos humanos incluídas em sua preparação. Existe ainda um programa para coibir o uso de armas pelas pessoas.
    O tema também fará parte dos currículos escolares. O governo também quer punir televisões e rádios que transmitam programas que façam a apologia da violência e da discriminação.
    O chefe de gabinete do Ministério da Justiça, José Gregori, afirmou que boa parte das 228 propostas do Plano Nacional de Direitos Humanos dependem da aprovação do Congresso Nacional.
2 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2244) 10/01/2010 17h59
AGUINALDO VENANCIO (2244) 10/01/2010 17h59
O BRASIL NAO E VENEZUELA E NAO QUEREMOS QUE SE TRANSFORME NESSA ABERRAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS..
ABAIXO ESSE "decreto dos direitos humanos"!
PEDE PRA SAIR SR. VANNUCHI!
11 opiniões
avalie fechar
o jobim é reicidinte - alterou a constituição sorrateiramente, não resolveu o caos aéreo - não há revanchismo em se apurar a responsabilidade contra quem cometeu : tortura e matou prisioneiros; esses militares não apredem e não leem, pois essa história remota a denúcia que èmile zolá fez sobre o caso dreyfus também temia-se pela honra do exécito francês, o que mais tarde premiaria o mundo com patain. 1 opinião
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2244) 10/01/2010 17h19
AGUINALDO VENANCIO (2244) 10/01/2010 17h19
VANUCCHI:
PEDE PRA SAIR...
DEPOIS DO QUE ESCREVERAM "ALI"?
SAI!
UMA AFRONTA A INÚMEROS DIREITOS ASSEGURADOS CONSTITUCIONALMENTE.
O BRASIL NAO E VENEZUELA !
5 opiniões
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (319) 10/01/2010 16h18
Leucio Da Mota Barbosa (319) 10/01/2010 16h18
TORTURA NUNCA MAIS !
QUEM NÃO TORTURA NEM TORTUROU NÃO TEM O QUE TEMER !
21 opiniões
avalie fechar
Paulo Martins Martins (41) 10/01/2010 16h06
Paulo Martins Martins (41) 10/01/2010 16h06
Bastou o governo tentar democratizar as discussões
sobre temas relevantes que, há muito, urge serem discutidos pela sociedade, como aborto, união homosexual, direitos humanos, democratização da terra além da questão insepulta das torturas e mortes na ditadura, para que figuras das trevas, saudosos do passado e neo-saudosistas, viessem a público "protestar". O que essa gente em realidade entende por DEMOCRACIA? Pensam que apenas as suas maneiras de pensar e os seus direitos têm validade?
7 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3049) 10/01/2010 16h00
Antonio Fouto Dias (3049) 10/01/2010 16h00
Nem tudo num País precisa necessáriamente ter o respaldo da ONU ou OEA, mas sim da sua população, do que ela pensa e o que ela quer para sua nação.
Nesse contexto, se o Senhor Paulo Vannuci quer sair do governo e não encontra outra argumentação para isso, que ele mesmo arrisque a levar um choque e remova esse fusível, que pelo visto, já deu o que tinha que dar.
Pelo que conheci desse plano, existem muitas questões polêmicas que não podem simplesmente serem definidas num simples decreto, havendo necessidade de um aprofundamento maior, inclusive com a anuência do povo brasileiro.
1 opinião
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3049) 10/01/2010 15h50
Antonio Fouto Dias (3049) 10/01/2010 15h50
Sr. Paulo Saffioti, 09/01 - 17h59
Vosso comentário espelha muito bem a pura realidade da veracidade dos fatos que acontecem na política brasilera, muito conciso, abrangente e objetivo.
Em meu ponto de vista, comentários como esse do senhor, deveriam servir para chamar a atenção da realidade e não só isso, mas para que se haja uma reflexão sobre o funcionamento das instituições públicas, assim como o comportamento dos políticos de nosso País, considerando-se principalmente a utilização da mentira assim como a negatividade como justificativa para se safar de eventuais envolvimentos em fatos escusos ou falcatrueiros.
Em vossa conclusão é mencionado de que alguns otimistas dizem: "Não... este maremoto de mentiras nos dará uma fome de verdades", pois nesse contexto, permita-me citar de que da forma como está, essa "fome de verdades" poderá ser duradoura, se não eterna, uma vez que se esperarmos dos políticos que aí estão, qualquer mudança de comportamente e tendência, podemos nos recostar na poltrona, esperar o tempo passar que acho que não a veremos ser saciada.
A necessidade de mudanças é eminente, sendo uma pena que nós eleitores, falamos, registramos o que pensamos, no entanto de concreto nãda é feito para mudar o que é preciso.
No contexto da política atual, colocarmos no poder PT/PMDB ou PSDB/DEM, estaremos simplesmente homologando sinais de que não queremos verdadeiras mudanças, ou melhor, falamos mas nada fazemos para que as necessárias mudanças aconteçam. Sds.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (241)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página