Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Reforma política

Planalto envia nova proposta de reforma política ao Congresso


Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
João Carlos Gagliardi (2328) 01/09/2009 14h13
João Carlos Gagliardi (2328) 01/09/2009 14h13
"Para senadores, reforma eleitoral é "superficial" e mudanças são "insuficientes"..."
Para estes senhores, sempre haverá "algum" problema qualquer, para que mudanças não sejam implementadas.
Estes "senadores", são os mesmos que nos proporcionaram e proporcionam a cada instante, momentos intermináveis de vergonha.
A grande maioria lá, ou é corrupta ou incompetente, e não poucos devem preencher com sobras, estas 2 características.
Baseado neste cenário surreal de irregularidades, se tornando coisas corriqueiras, quem em sã consciência, acredita que ESTAS pessoas, fariam alguma coisa para MELHORAR o processo eleitoral?
Se melhorar, eles não se elegem...
Acham que vão querer perder essa "boquinha" fantástica?
Nada vai mudar, enquanto essa gente estiver decidindo "o que é melhor para o Brasil..."
Que não são eles;
O problema é que eles sabem disso...
7 opiniões
avalie fechar
jose bello (100) 01/09/2009 14h06
jose bello (100) 01/09/2009 14h06
Diz um antigo ditado: "Os incomodados é que se mudem"
Com base no ditado, e visto que trabalhei a vida inteira e não consegui ficar rico como lulinha do zoologico (que recebia 650,00/mes) e hoje é bilionario), só me falta ganhar na megasena e sumir deste país para jamis sentir o fétidop odor de lula, renan, gilamr mendes e outros tantos..
4 opiniões
avalie fechar
MARCELO DE M CARVALHO (111) 01/09/2009 13h32
MARCELO DE M CARVALHO (111) 01/09/2009 13h32
Infelizmente com a atual composição do SENADO é impossível haver qualquer mudança. A quantidade de SENADORES do NORTE e NORDESTE é superior ao do SUL. Quem já teve oportunidade de ir para aquela região, pode observar a existência dos conhecidos coronéis. O nível do eleitorado dificulta qualquer mudança. Estes coronéis compram votos com satisfação de necessidades básicas e momentâneas. Porisso convivemos com os: FERNANDO COLLOR DE MELO, JOSÉ SARNEY e RENAN CALHEIROS. Após as eleições o diz que faz mais não faz continua. "EM TERRA DE CEGO QUEM TEM UM OLHO É REI". 4 opiniões
avalie fechar
LUIZ ORLANDO POLI (32) 26/08/2009 15h43
LUIZ ORLANDO POLI (32) 26/08/2009 15h43
SE ESSA "REFORMA" NÃO PREVER O FIM NA POLÍTICA DO POLÍTICA QUE FAZ DELA SUA PROFISSÃO, NÃO HAVERÁ
AVANÇO NENHUM. A REFORMA QUE O PAÍS PRECISA PARA
MORALIZAR A POLÍTICA TEM QUE PREVER; 1) ACABAR COM O POLÍTICO PROFISSIONAL, 2) O CANDIDATO QUE
RESPONDE A PROCESSOS, TERÁ QUE OBRIGAORIAMENTE TÊ-LOS JULGADOS ANTES DA HOMOLOGAÇÃO DE SUA CANDIDATURA, EM CASO DE CONDENAÇÃO, BANIDO DA VIDA PÚBLICA, 3) IGUALDADE DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA DESPESAS OPERACIONAIS PARA TODOS OS CANDIDATOS E PARTIDOS, 4) ACABAR COM OS SUCESSIVOS MANDATOS DE DIRIGENTES PARTIDÁRIOS, ENTRE OUTRAS. TALVEZ COM ESSAS MUDANÇAS COMEÇAREMOS A DEPURAR A POLÍTICA BRASILEIRA. FORA ISSO É PURO ENGODO.
2 opiniões
avalie fechar
clara leonor vaz guimaraes (21) 13/07/2009 08h06
clara leonor vaz guimaraes (21) 13/07/2009 08h06
Pelo o que eu entendi da entrevista do Ministro Ayres parece que os partidos querem implantar o voto do cabresto,difundido no Norte e Nordeste e lagargamente utilizados ,entre outras,pelas familias Sarney,ACM,Collor, Maia, Lira,Calheiros,Gomes,Bezerras,Magalhães e Oliveira(esta ultima reponde pelo crime de trabalho escravo nas suas fazendas), para o Brasil todo.Todos estamos refens de politicos criminosos, reincidentes enumeras vezes nos crimes, mas impune porque a Justiça brasileira é refem do Legislativo e Executivo para obter salarios e beneficios astronomicos que tanto lhe agrada. O STF tem habeas-corpus preventivos na cadeia e siquer se enteressa nas eventuais denuncias do MP e as engaventam ad-eternum.Inocencio de Oliveira é um dos paradigmas ao lado de Sarney e ACM que morreu, deixou uma fortuna incalculavel, e hoje esta no inferno por seus crimes. Sarney e sua ilha paradisiaca serão intocados, enquanto o povo morre a mingua nas palafitas com os pés eternamente na agua.E é este voto que o Lula quer de qualquer jeito para eleger a ex-doutorada,ex-cientista social,ex-guerrilheira e hoje plastificada Dilma R. 11 opiniões
avalie fechar
Reforma política é necessária! Precisamos procuarar evitar que política seja PROFISSÃO. Vamos proibir a re-eleição das nossas casas legislativas. Com isso teremos renovação! 1 opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 12/07/2009 10h35
João Carlos Gagliardi (2328) 12/07/2009 10h35
Querem falar de "reforma eleitoral"?
Ok. Então comecemos pelo fim do voto obrigatório.
Não é admissível, um país ser chamdo de livre, se as pessoas que não acreditam no sistema eleitoral do jeito que está montado, são COAGIDAS a votar.
Por que coagidas?
Se não se vota no Brasil, paga-se multa, não se tira passaporte, não pode participar de concurso público e e etc...
Se isso não é coação, é o que então?
Outra coisa seria extinguir a giagantesca máquina do STF.
O trabalho deles poderia ser assumido por outros órgãos e se ecoomizaria uma fortuna, para a manutenção da precária democracia que aqui vivemos.
Esses que aí estão sugerindo as mudanças, são os mesmos que parasitaram no poder à vontade.
Alguém consegue acreditar, que estas pessoas querem de verdade mudar alguma coisa?
4 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2009) 11/07/2009 23h34
Alcides Emanuelli (2009) 11/07/2009 23h34
Enquanto o povo pensava em uma reforma que valorizase a ética na politica, tudo que eles fazem são normas que se transformam de acordo com o interesse.
É querer demais que sejam feitas normas para valorizar a ética, se eles são os donos do poder e seus interesses jamais vão ficar em segundo plano para no lugar deles vir a ética e o respeito pelo voto do eleitor.
Quando se pensava em limites para as campanhas em torno de 30% do que os candidatos vão ganhar nos 4 anos de poder, tudo começa a mudar e ficar cada vez mais escondido e mais livre, para a corrupção ou ser criada mais umas industrias de mensalões.
Vai ser uma ponte aérea das Estatais para os partidos politicos e para os candidatos, vai ser uma orgia tipo as que acontecem nas casas de Ribeirão Preto em Brasilia e em muitos Bordéis da Capítal federal onde lá se vão o dinheiro do povo brasileiro.
Se algum reporter fizer uma pesquisa qual a cidade do Brasil que tem mais bordeis, casas de massagens, boates, e outros tipos de negocios com garotas de programa, com certeza brasilia vai estar em primeiro lugar e viva a festa do dinheiro publico facil que jorra pelos quatro cantos da cidade.
Agora vem uma nova lei para facilitar ainda mais a corrupção dos mensalões e os caixa dois, que já conseguirão institucionalizar.
E nós continuamos votando neles, como somos todos uns coiós!
6 opiniões
avalie fechar
Nelson Vaughan (142) 10/07/2009 15h54
Nelson Vaughan (142) 10/07/2009 15h54
Deveriam fazer a reforma do código penal e reforma penitenciária, pra botar os politicos corruptos e imprestáveis na cadeia. 3 opiniões
avalie fechar
Geraldo Buss (378) 10/07/2009 09h09
Geraldo Buss (378) 10/07/2009 09h09
Reforma permite doação oculta e relaxa as punições. Isto já existe. Doações para campanha eleitoral com recursos de caixa 2 são mais comuns do que botecos na cidade. Relaxar a punição é decretar o óbvio - pois alguém já viu algum candidato político ser punido de verdade?! Dos milhares de candidatos em época de campanha eleitoral a maioria burla toda e qualquer lei e dois ou tres são os escolhidos para "bode expiatório" e sensacionalismo nos jornais. Mas pouca coisa acontece a eles. Fazer campanha eleitoral antes da época determinada pela justiça eleitoral é um conceito que nunca é obedecido. Vejam o que o governo está fazendo ao escolher a sua ministra para possível candidata à presidência. Ah! o governo não pode parar de trabalhar dizem eles, mas esta exposição toda tem um único objetivo - tornar esta ministra conhecida. Reforma para benefício da classe não é reforma é crime contra o povo. 3 opiniões
avalie fechar
Trajano Gracia (2) 09/07/2009 17h28
Trajano Gracia (2) 09/07/2009 17h28
Nada a comentar. 1 opinião
avalie fechar
sérgio dourado (367) 09/07/2009 16h26
sérgio dourado (367) 09/07/2009 16h26
Não sei para que serve o STF que não se pronuncia nesse caso.Seria somente uma questão de "independência" entre os poderes,já que é prerrogativa do legislativo,mas não somente dele, propor leis desse âmbito?Ora,quando se quer determinar uma maior equidade nas formas de distribuição dos direitos e deveres do cidadão "que não é comum",diz-se que é "cláusula pétrea",que não poder ser mudada.Mas vemos constantemente as reformas esdrúxulas que são feitas à Constituição Federal,que nem mais acredito que tenhamos realmente algum ordenamento jurídico sério nesse país.Usar da prerrogativa de legislar,mas em causa própria,é um acinte ao princípio da democracia,já que o poder não é pessoal,mas político,de todos.O fato de se arrefecer punições e se exigir menos prestação de contas,só faz com que as eleições sejam o grande período de maracutaias políticas,como vemos nacionalmente nas figuras do pres. da República e do Senado,que se protegem e se ajudam a perpetuar no poder:uma vergonha.Parece que estamos abandonados à mercê de figuras que não prezam absolutamente nada a não ser seus bolsos.Quando se privilegia leis assim,ao passo que precisamos de outras muito mais voltadas ao povo e ao país,só podemos constatar o quanto temos que crescer politicamente para nos tornarmos uma verdadeira nação.Pois pertencer ao primeiro mundo também e mais principalmente, requer educação e vigilância política:o que falta muito ao Brasil em geral,independentemente de diploma universitário ou não.... 1 opinião
avalie fechar
Edit Belter (120) 09/07/2009 16h20
Edit Belter (120) 09/07/2009 16h20
Reforma Politica por esses que ai estao? Deem para o povo fazer a reforma que o Pais precisa, ai pode ser que de fato mude, porque a quadrilha que ai esta, tenham do, so veem o umbigo deles. E a legitima hipocria essa proposta. Vamos acabar com esses partidos politicos que so sugam em ensaboam, nada mais. 1 opinião
avalie fechar
Edit Belter (120) 09/07/2009 16h15
Edit Belter (120) 09/07/2009 16h15
ah, ah, ah.... e voces esperavam o que desse time de rapinagem? eles estão agarrados no ubere da nação que nem vampirors no pescoço da vitima, sugando até a última gota. SZoluç~ao: UM RELHO DAQUELES BEM LANHUDOS E PASSAR NO DORSO DE TODA ESSA CORJA E APOS, VOTO NULO ...VOTO NULO...VOTO NULO. 1 opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1583) 09/07/2009 13h29
Luís da Velosa (1583) 09/07/2009 13h29
Uma lei bem brasileira!... Promulgada, vai começar as emendas, os descumprimentos, as interpretações estapafúrdias, etc., etc. E muito dengo no jogo. sem opinião
avalie fechar
Fernando Figueiredo (23) 09/07/2009 12h50
Fernando Figueiredo (23) 09/07/2009 12h50
Com base nas noticias até então vinculadas considero esta reforma uma perola da imoralidade.
Não corrige as mazelas vigentes e também nada moraliza, pelo contrário torna legal as trapaças praticadas.
O forum adequado para promover qualquer reforma no Brasil passa pelo povo, aja visto que os nossos ditos representantes perderam a decencia e sua função.
Pobre de nós os brasileiros somos filhos deserdados da pátria.
1 opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (838) 09/07/2009 12h27
Bolinha da Lulu (838) 09/07/2009 12h27
Ridicula essa pseudo reforma das regras eleitorais. Na verdade onde se conseguia pegar no pé dos deputados e governantes, agora deixou a coisa de forma mais branda para podermos sermos enganados e garantir o emprego desses coitados que não tem capacidade de ser outra coisa que empregado do governo sem concurso publico, já que é muito melhor ficar escondido fazendo o trabalho minucioso que eles fazem ao vivo, como o Agaciel, sem se comprometer com a opinião publica.
Assim estão apenas garantindo o seu. E ontem o Sr. Sergio se Lixa, disse com todas as letras que estará de volta na próxima legislatura mesmo se lixando para seu eleitor.
Eles não tem o menor respeito por nós eleitores. Assim votar nesses senhores é mero desperdicio de esforço e dignidade.
Já que eles nos obrigam a votar, por favor sejamos coerentes, como não nos respeitam ou trabalham para nós, vamos fazer algo por nós. VOTO NULO NELES. Até que coloquem regras coerentes e justas para podermos realmente eleger pessoas honestas que possam trabalhar por nós e não para eles.
COERÊNCIA SENHORES, COERÊNCIA.
1 opinião
avalie fechar
Trajano Gracia (2) 09/07/2009 09h25
Trajano Gracia (2) 09/07/2009 09h25
A exclusão dos destaques que realmente limitavam abusos em campanhas eleitorais, demonstram que a maioria da atual Câmara de Deputados está maquiando múmia egipcía. sem opinião
avalie fechar
Maria T.Teixeira (1) 09/07/2009 07h59
Maria T.Teixeira (1) 09/07/2009 07h59
Meus parabéns, evolução é natural e o interesse em criar leis que venham inovar o processo eleitoral incluindo o uso da internet será muito bom! Mas porque os mesmos q estão aí no empenho da aprovação desta lei, não fazem o mesmo esforço para aprovarem a REFORMA TRIBUTÁRIA. E muito interessante,pois a internet é o meio mais atual de comunicação,mas isso é legislar em causa própria. As eleiçoes estão aí. E a Reforma não os interessa no momento. Eles deveriam lembrar que trabalham para a população, que os salários, as mordomias que usufruem são pagas por todos nós. Parlamentares o povo evoluiu !pensem nisto... sem opinião
avalie fechar
suerly gonçcalves (40) 09/07/2009 00h59
suerly gonçcalves (40) 09/07/2009 00h59
Sem sentido a reforma eleitoral que nada muda nem aproxima o eleitor, mas tem sido isso o que se quer. Voto em trânsito para presidente, outra bobeira. Enalteça sua realeza, que é pop, nada mais. É necessario refrega nas alterações e intensa consulta publica. Através dela se poderia retirar muitos homens publicos de circulaão. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (288)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página