Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2007 - 11h21

Internautas desaprovam votação secreta de caso Renan

Publicidade

da Folha Online

Em enquete realizada pela Folha Online, a maioria dos participantes desaprovou a hipótese de os aliados do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) recorrerem ao STF (Supremo Tribunal Federal) para garantir a votação secreta do processo contra o peemedebista por quebra de decoro no Conselho de Ética do Senado.

Na semana passada, o presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), submeteu aos senadores a decisão sobre o sistema de votação. Na ocasião, os senadores optaram pelo voto aberto, mesmo com parecer da consultoria técnica do Senado que recomendava o voto secreto no conselho.

A votação secreta no conselho seria uma forma de os senadores não passarem pelo constrangimento de absolver Renan em público.

Para 89% dos leitores --o que corresponde a 16.338 votos--, Renan não deveria recorrer ao Supremo para reverter a decisão, contra apenas 2.005 votos, ou 11% dos participantes, que consideram que os aliados do peemedebista deveriam recorrer ao STF para garantir a votação secreta.

O Conselho de Ética do Senado define nesta quarta-feira o futuro político de Renan, com a votação do relatório que pede a cassação do mandato do peemedebista por quebra de decoro parlamentar.

Renan é acusado de usar recursos da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento.

No total, 18.343 pessoas votaram na enquete entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro. O resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de leitores da Folha Online.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página