Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2007 - 11h36

Lula se reúne com Walfrido e Jucá para discutir extinção de secretaria

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula se reúne nesta quinta-feira com o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), para discutir as providências que devem ser tomadas em relação à extinção da Secretaria Especial de Planejamento de Longo Prazo, chefiada pelo filósofo Mangabeira Unger.

O Senado Federal rejeitou ontem, por 22 votos a 46, a MP (medida provisória) que criou a secretaria --editada neste ano. Além da extinção do órgão, o governo também será obrigado a destituir mais de 600 funcionários que foram contratados em cargos comissionados autorizados pela MP.

Na manhã de hoje, Lula conversou com líderes da base aliada. Desde ontem, representantes de partidos que apóiam o governo tentam encontrar uma solução para reverter a posição que o Senado tomou.

Por meio de sua assessoria, Mangabeira informou que não se manifestará sobre o assunto.

O receio dos governistas é de novos desgastes e os efeitos em torno da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prorroga a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e a DRU (Desvinculação de Receitas da União) até 2011.

A Câmara concluiu na madrugada desta quinta-feira o primeiro turno de votação da PEC. No dia 9, os deputados deverão votar o segundo turno da proposta. Para garantir a aprovação, são necessários, no mínimo, 308 votos favoráveis. Antes, os parlamentares terão de votar medidas provisórias que estão trancando a pauta de votação.

Aprovada na Câmara, a medida segue para o Senado --onde também são necessários dois turnos de votação. O esforço dos governistas consiste em correr contra o tempo, uma vez que a Constituição determina o fim da cobrança da CPMF no dia 31 de dezembro.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página