Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2007 - 18h09

Senado vai instalar CPI das ONGs com quase 1 ano de atraso

Publicidade

da Folha Online

Com quase um ano de atraso, o Senado Federal marcou para quarta-feira (3) a instalação da CPI das ONGs. A comissão foi criada em novembro de 2006 com o objetivo de investigar supostos desvios nos repasses do governo federal para ONGs (Organizações Não-Governamentais, Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) de 2003 a 2006.

A instalação da CPI faz parte do acordo fechado nesta semana pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) para destrancar a pauta de votações da Casa. Pelo acordo, o cargo de presidente da comissão ficará com com a oposição e a relatoria será entregue a um membro da base aliada.

Desde o final do ano passado, a CPI das ONGs não sai do papel --depois de sua instalação passar por sucessivos adiamentos.

Os partidos já indicaram os integrantes da CPI, mas o PT decidiu rediscutir as indicações porque uma série de senadores acabaram se envolvendo em outras investigações --como as realizadas pelo Conselho de Ética e pela CPI do Apagão Aéreo.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), autor do requerimento de criação da CPI, defende que seu partido fique com a presidência da comissão.

A CPI será composta por 11 senadores titulares e sete suplentes e deverá investigar --no prazo de 120 dias-- irregularidades na liberação de recursos públicas para ONGs e Oscips. também serão analisados a utilização de recursos por essas entidades, oriundos do exterior, entre 1999 e 2007.

Com Agência Senado

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
M Mig (863) 28/05/2008 13h42
M Mig (863) 28/05/2008 13h42
João Nascimento, existe uma diferença muito grande de esferas entre o mensa~lão mineiro o os trambiques do José Dirceu... Mas já que você tocou no assunto, no governo FHC tivemos o mensalão... ninguem é perfeito... no governo Lula tivemos, cartão corporativo, o pagamento milionário, a volta da inflação, as mentiras da Dilma (isso não dava pro Lula não saber), o favorecimento do filho do Lula pela Telemig (e o filho do Lula é biologo, nada haver com telecom), os oito milhões que apareceram na campanha do Lula que contrariam as regras impostas pelo TSE (a campanha do Lula deveria ter sido impugnada), o próprio escândalo do José Dirceu, isentar Marta Suplicy da lei de responsabilidade fiscal.... devo parar ou continuo com a extensa relação de escândalos da administração Lula 5 opiniões
avalie fechar
joao nascimento (112) 25/03/2008 19h11
joao nascimento (112) 25/03/2008 19h11
sobre o comentário do CLAUDIO, sobre se FHC não sabia do mensalão mineiro, vamos pensar juntos: "se Lula não sabia o que JOSÉ DIRCEU, JORGE LORENZETTI, MERCADANTE.... faziam nas barbas dele, dentro do Planalto?????????? FHC saberia ou não o que estava ocorrendo em Minas Gerais?????????????????????????? sem opinião
avalie fechar
claudio augusto (5) 10/10/2007 17h12
claudio augusto (5) 10/10/2007 17h12
FLORIANOPOLIS / SC
FHC, NÃO SABIA DO MENSALÃO MINEIRO DO PSDB............... 5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (9)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página