Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2007 - 16h12

Azeredo critica representação do PSOL e diz que "nunca faltou com a verdade"

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) afirmou nesta terça-feira que a decisão da Mesa Diretora do Senado de arquivar representação contra ele seguiu, corretamente, o entendimento de que fatos anteriores ao mandato não configuram quebra de decoro parlamentar. Azeredo lembrou que o Conselho de Ética da Casa já havia arquivado processo em 2006 pelo mesmo motivo --o que abriu caminho para a decisão desta terça-feira.

"Na época, houve o entendimento de que as questões são anteriores ao meu mandato de senador. Além disso, compreendeu-se que não tive responsabilidade nos eventuais problemas daquela campanha", disse o senador.

Azeredo criticou a decisão do PSOL de ingressar com representação para que o Conselho de Ética da Casa investigasse o valerioduto mineiro --esquema de desvio de recursos em caixa dois na campanha eleitoral de Minas, em 1998.

"Creio que o PSOL agiu equivocadamente ao insistir em representação com o mesmo escopo. O partido contrariou a legislação processual brasileira ao se arriscar em uma representação para pleitear o que já foi julgado, o que já foi decidido."

O tucano reiterou que "nunca faltou com a verdade" ao negar qualquer ligação com o esquema de caixa dois na campanha eleitoral de 1998. "Como é do conhecimento de todos em Minas Gerais, as questões financeiras da campanha de 1998 não foram de minha responsabilidade. Delas só tomei conhecimento posteriormente", disse.

Mesa

A Mesa Diretora do Senado decidiu por unanimidade arquivar nesta terça-feira a representação do PSOL contra Azeredo. O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), argumentou que não cabia uma nova investigação já que o conselho já arquivou no ano passado processo contra o tucano com o mesmo teor.

"Nós achamos que sem um fato novo, se tivessem pelo menos aguardado que o procurador-geral da República vai se manifestar e tivesse apresentado fatos novos, poderíamos considerar ou não", disse.

Viana afirmou, no entanto, que, se o procurador encontrar indícios do envolvimento de Azeredo no chamado "mensalão tucano" --e parlamentares apresentarem uma nova representação contra o senador--, o Conselho de Ética poderá investigar o caso.

"Qualquer cidadão pode apresentar novamente a denúncia. Ao invés de passar pela Mesa, irá diretamente ao conselho", disse o senador ao referir-se à decisão da Mesa tomada na manhã de hoje de que os processos seguirão agora diretamente para análise do conselho.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Rui,
Mau Político é um Pleonasmo Vicioso. Algo como subir para cima, entrar para dentro ou sair para fora...
sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Nossos maus politicos são como animais carniceiros comendo nossa carcaça, enquanto não restarem apenas nossos ossos não largarão a mamata. 2 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Não vi na notícia do mensalão referência ao Gov. José Serra, mas sim ao PT, ao José DIRCEU, Luiz Gushiken, etc.
Eu vejo os desesperados PeTófilos quererem associar tudo de ruim ao nome de Serra, das chuvas (o dobro da média para o período) às mortes pelas chuvas (muito menos do que no Rio de Janeiro - Angra dos Reis e Ilha grande, cidades e estado governados pelo PMDB, aliados do PT), à enchente no Jardim Pantanal, instalado lá há quase 40 anos, ou seja passou por Abreu Sodré, Maluf, Pitta, Jânio, Erundina, Marta, Serra e Kassab (não nesta ordem), em área de invasão, notadamente em cota mais baixa que o rio Tietê. Agora a culpa é do Serra...
Daqui mais um pouco vamos ler comentários afirmando que o terremoto no Haiti foi culpa do Serra...
É cômico o desespero desse pessoal.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3061)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página