Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2007 - 18h37

Governo quer elevar repasses da CPMF para a saúde, diz Walfrido

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Evitando o desgaste com a oposição, o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) disse nesta quarta-feira que o governo estuda ampliar o repasse de recursos federais para a saúde. Segundo ele, a idéia é aumentar o percentual de 0,20% da alíquota de 0,38% da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) destinado para o setor. Mas não disse de quanto será essa elevação.

"O valor ainda está sendo organizado, ainda vai ser acrescido para o ano que vem", disse o ministro, após reunião do Conselho Político, no Palácio do Planalto, lembrando que para 2007 serão destinado R$ 47 bilhões para a saúde. "O governo está propenso a aumentar os recursos para saúde."

A decisão foi tomada em resposta à ameaça da oposição em não apoiar a proposta de prorrogação da cobrança da CPMF até 2011, em tramitação no Senado, se o governo suspender a votação da emenda 29. A emenda trata da definição de recursos federais, estaduais e municipais exclusivamente para a saúde.

Na reunião do conselho nesta quarta-feira, a equipe econômica informou que não havia possibilidade de aprovar a emenda no atual momento porque não faltava uma definição sobre os recursos necessários.

No entanto, o aviso ocorreu depois de ter sido feito um acordo entre governistas e a oposição para votar a emenda. Com o recuo, os líderes aliados disseram temer uma reação negativa no Senado. Para evitar conseqüências às articulações pela votação da CPMF, veio o anúncio de ampliação de recursos para a saúde.

CPMF

Cauteloso, o ministro evitou confirmar que o governo já tenha garantidos os 49 votos necessários, no Senado, para aprovar a proposta da CPMF. "Não, não temos na mão", disse ele.

"Mas vamos buscar o entendimento para ter mais de 49 votos", afirmou Walfrido, que segundo líderes partidários, durante a reunião do conselho, informou que o governo já dispõe dos 49 votos favoráveis.

De acordo com Walfrido, o ministro Guido Mantega (Fazenda) se reunirá amanhã com integrantes do PSDB em busca de um acordo para aprovar a CPMF. O ministro disse que as propostas em discussão, apresentadas pelos tucanos e outros integrantes da oposição, são bem vistas pelo governo.

Walfrido relacionou três propostas que estão sendo examinadas. Uma trata da redução da carga tributária do PIS-Cofins das empresas estaduais de saneamento, como querem os governadores José Serra (São Paulo) e Aécio Neves (Minas Gerais).

Outra sugestão é a que aumenta o repasse da arrecadação da Cide, o imposto sobre combustíveis, para os Estados --elevando de 0,27% para 0,40% e a terceira propõe mais facilidades para a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Precatórios favorecendo os Estados.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (488) 27/01/2010 11h27
Eduardo Giorgini (488) 27/01/2010 11h27
Fim da estabilidade de servidores públicos seria uma saída respeitosa ao gargalo de crescimentoe diminuição de gastos.
Herança do Brasil colonial, serviço público fica refem de sindicatos que defendem, obviamente, somente aumentos de salarios e regalias e estão nem ai para a sociedade privada, que os sustentam.
Mas se pensar, precisamos de uma reforma generalizada, ou seja, um "Nascer de novo" que o torna totalmente inviavel.
Complicado a situação do Brasil.
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
É errado fazer essa divisão de quem merece mais ou quem merece menos, pois, a princípio, todos os partidos são iguais. No entanto, nós sabemos disso, que, se o DEM ou o PSDB estivesse no poder, ele também iriam fazer a mesma coisa. Isso sempre existirá nessa política pobre que é a brasileira. 1 opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
VIVA O PMDB: ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PREJUDICAR O POVO. QUE SAUDADE DE ULISSES
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6950)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página