Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2007 - 13h00

Oposição usa troca de ministro para articular derrota da CPMF no Senado

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Líderes da oposição afirmaram nesta sexta-feira que o afastamento do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) do governo vai prejudicar as articulações do Planalto para prorrogar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). DEM e PSDB avaliam que a troca do ministro no decorrer das negociações ajudará a oposição a derrubar o "imposto do cheque" no plenário do Senado.

"É mais um complicador para o governo. No momento em que o governo tem pressa, uma substituição sempre traz complicações", disse o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP).

O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), avalia que o ministro José Múcio (PTB-PE) --que substituiu Walfrido no cargo-- terá que administrar três crises em partidos da base aliada que ameaçam votar divididos na prorrogação da CPMF: PDT, PRB e PTB. "Um ministro novo com três crises novas terá o dobro de dificuldades. O Walfrido já administrava essas crises. No mínimo, a mudança prejudica o governo", afirmou.

Já o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que Múcio tem "menor ligação" com os senadores --o que poderá reduzir o diálogo com a base aliada nas negociações pró-CPMF. Mas admitiu que Mares Guia também mantinha relações "distantes" com os senadores no período em que ficou no cargo.

"No Senado, é muito difícil o governo aprovar a CPMF. O Múcio é um negociador hábil, mas com menos conexão com o Senado assim como o Mares Guia", ressaltou.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por outro lado, minimizou a troca no Palácio do Planalto. Na opinião do tucano, o país já se "acostumou" com o troca-troca no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Os governos não param por causa disso. O problema do Brasil é ter mais credibilidade para acreditar no país, que precisa de decência", avaliou.

Apesar de não considerar a troca de ministro um episódio grave para o governo federal, FHC disparou críticas à gestão petista. "O governo Lula usa os mesmos mecanismos que nós usamos. O governo Lula pensa que é Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil. E a cada hora leva um tombo."

Azeredo

O ex-presidente saiu em defesa do senador Eduardo Azeredo (MG), a quem considerou "um homem de bem".

FHC disse que não pode condená-lo ou absolvê-lo sem que as denúncias contra o tucano sejam apuradas pela Justiça. Azeredo e Walfrido foram denunciados pelo procurador-geral da República pelo envolvimento no chamado "mensalão tucano" em Minas Gerais.

Para o governador Aécio Neves (PSDB-MG), Azeredo saberá enfrentar "com serenidade" a denúncia do procurador. "Ele vai se defender. O preço que teria que pagar já pagou. Não tem nenhuma novidade nisso."

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (488) 27/01/2010 11h27
Eduardo Giorgini (488) 27/01/2010 11h27
Fim da estabilidade de servidores públicos seria uma saída respeitosa ao gargalo de crescimentoe diminuição de gastos.
Herança do Brasil colonial, serviço público fica refem de sindicatos que defendem, obviamente, somente aumentos de salarios e regalias e estão nem ai para a sociedade privada, que os sustentam.
Mas se pensar, precisamos de uma reforma generalizada, ou seja, um "Nascer de novo" que o torna totalmente inviavel.
Complicado a situação do Brasil.
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
É errado fazer essa divisão de quem merece mais ou quem merece menos, pois, a princípio, todos os partidos são iguais. No entanto, nós sabemos disso, que, se o DEM ou o PSDB estivesse no poder, ele também iriam fazer a mesma coisa. Isso sempre existirá nessa política pobre que é a brasileira. 1 opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
VIVA O PMDB: ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PREJUDICAR O POVO. QUE SAUDADE DE ULISSES
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6950)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página