Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2007 - 15h08

Governo pode retirar DRU da proposta que prorroga a CPMF

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O governo federal pode retirar da proposta de prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) a DRU (Desvinculação das Receitas da União), que permite ao governo federal a livre transferência de parte das receitas da União. Sem a certeza de que conseguirá os votos necessários à prorrogação da CPMF, o governo quer ao menos garantir que a DRU seja aprovada pelo plenário do Senado esta tarde.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou a proposta ao presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Inicialmente, a oposição disse que não vai impor restrições à separação da DRU. A Folha Online apurou que a mudança do governo sinaliza que o governo poderá deixar para o ano que vem a votação da CPMF.

"O governo vai destacar a DRU, mas eles dizem que votam hoje a CPMF também. Eu em princípio não tenho nada contra", disse Guerra.

Jucá afirmou, por sua vez, que pretende colocar a prorrogação da CPMF em votação na tarde desta quarta-feira. Mas admite que o governo pode não ter os 49 votos necessários para aprovar a manutenção da contribuição, o que pode acabar adiando a votação da matéria para 2008.

"Vamos votar tudo hoje. Se não houver entendimento, fiz acordo com a oposição para votarmos a DRU", disse Jucá.

O líder disse que, apesar da separação da DRU, a proposta de prorrogação da CPMF não precisa retornar para nova votação na Câmara. "São dispositivos diferentes. Pode se aprovar a DRU sem que a matéria tenha que voltar para a Câmara", afirmou.

O governo ainda estuda uma proposta dos secretários estaduais de saúde para que o orçamento do setor seja incrementado em R$ 45 bilhões até 2010 a partir da elevação gradual dos recursos destinados pela CPMF para a saúde.

Em 2010, 80% do que é arrecadado pela contribuição iria para a saúde e os 20% restantes permaneceriam para gastos livres do governo por meio da DRU.

Proposta

Guerra reiterou que o PSDB não recebeu do governo nenhuma proposta que repasse integralmente os recursos da CPMF para a saúde, o que poderia convencer parte da bancada a votar favoravelmente à contribuição. Segundo o senador, o governo espera um sinal dos tucanos de que poderiam votar a favor da CPMF antes de formalizar a proposta ao partido.

"Até agora essa proposta não tem paternidade. O que interessa são os recursos gerais para a saúde, e não apenas a CPMF. Pelo que eu sei, eles não têm o que oferecer", afirmou.

O governo aposta na adesão de parte da bancada do PSDB à prorrogação da CPMF para conseguir aprovar a matéria no plenário da Casa. Rachada, a bancada poderá registrar dissidências após a nova cartada do governo. Guerra reafirmou, porém, que os 13 senadores tucanos vão votar contra a prorrogação da CPMF mesmo com a "suposta" nova proposta do governo.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (488) 27/01/2010 11h27
Eduardo Giorgini (488) 27/01/2010 11h27
Fim da estabilidade de servidores públicos seria uma saída respeitosa ao gargalo de crescimentoe diminuição de gastos.
Herança do Brasil colonial, serviço público fica refem de sindicatos que defendem, obviamente, somente aumentos de salarios e regalias e estão nem ai para a sociedade privada, que os sustentam.
Mas se pensar, precisamos de uma reforma generalizada, ou seja, um "Nascer de novo" que o torna totalmente inviavel.
Complicado a situação do Brasil.
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
É errado fazer essa divisão de quem merece mais ou quem merece menos, pois, a princípio, todos os partidos são iguais. No entanto, nós sabemos disso, que, se o DEM ou o PSDB estivesse no poder, ele também iriam fazer a mesma coisa. Isso sempre existirá nessa política pobre que é a brasileira. 1 opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
VIVA O PMDB: ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PREJUDICAR O POVO. QUE SAUDADE DE ULISSES
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6950)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página