Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2008 - 13h18

PSDB quer anexar entrevista de Dirceu ao processo do mensalão

Publicidade

LÍSIA GUSMÃO
Colaboração para a Folha Online, em Brasília

O PSDB protocolou hoje na Procuradoria Geral da República um pedido para que seja anexada ao processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal) a entrevista do ex-ministro José Dirceu à revista "Piauí". Na entrevista, Dirceu acusou o PT do Rio Grande do Sul de utilizar recursos de caixa dois para financiar a construção da sede da legenda em Porto Alegre (RS). Mais tarde, ele se desculpou e disse que sua entrevista foi distorcida.

Segundo o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Pannunzio (SP), o ex-ministro confessa, na entrevista, atos e ações denunciadas pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza.

Pannunzio disse que o PSDB está preparando um pedido de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara para investigar o suposto uso de caixa dois na compra da sede do PT no Rio Grande do Sul. O líder do PSDB não descarta uma CPI mista --Câmara e do Senado-- para investigar o caso.

IOF

O PSDB entrará na tarde de hoje no STF com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra o decreto presidencial que reajustou a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o que já foi feito pelo DEM.

Segundo o deputado Pannunzio, as ações se complementam. "Não é uma cópia da ação do DEM", garantiu o deputado.

A ação faz parte da estratégia do PSDB de não deixar "esfriar" o debate sobre o pacote tributário anunciado pelo governo para compensar a arrecadação perdida com o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

O PSDB argumenta que o IOF tem finalidade regulatória, e não compensatória, e alega que o aumento fere o princípio de isonomia tributária, já que pessoas físicas e jurídicas pagarão alíquotas diferentes.

"O Congresso Nacional, quando rejeitou a CPMF, o fez sinalizando que a carga tributária está em níveis exorbitantes", argumentou Pannunzio.

Comentários dos leitores
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Rui,
Mau Político é um Pleonasmo Vicioso. Algo como subir para cima, entrar para dentro ou sair para fora...
sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Nossos maus politicos são como animais carniceiros comendo nossa carcaça, enquanto não restarem apenas nossos ossos não largarão a mamata. 2 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Não vi na notícia do mensalão referência ao Gov. José Serra, mas sim ao PT, ao José DIRCEU, Luiz Gushiken, etc.
Eu vejo os desesperados PeTófilos quererem associar tudo de ruim ao nome de Serra, das chuvas (o dobro da média para o período) às mortes pelas chuvas (muito menos do que no Rio de Janeiro - Angra dos Reis e Ilha grande, cidades e estado governados pelo PMDB, aliados do PT), à enchente no Jardim Pantanal, instalado lá há quase 40 anos, ou seja passou por Abreu Sodré, Maluf, Pitta, Jânio, Erundina, Marta, Serra e Kassab (não nesta ordem), em área de invasão, notadamente em cota mais baixa que o rio Tietê. Agora a culpa é do Serra...
Daqui mais um pouco vamos ler comentários afirmando que o terremoto no Haiti foi culpa do Serra...
É cômico o desespero desse pessoal.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3061)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página