Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2008 - 15h08

Deputados aproveitam centenário para visitar parlamentares japoneses

Publicidade

da Folha Online
da Agência Câmara

Uma comissão de deputados brasileiros chegou ontem (28) a Tóquio para tentar aproximar parlamentares dos dois países, por ocasião do centenário da imigração japonesa no Brasil, comemorado neste ano. Na manhã desta terça-feira, o presidente da Câmara, o deputado Arlindo Chinaglia, encontrou o presidente da Câmara Baixa do Japão, Yohei Kono.

Na pauta estão possíveis acordos bilaterais em ao menos três áreas: previdenciária --decasséguis que trabalham em um país e se aposentam em outro perdem tempo de contribuição-; criminal --há casos de brasileiros que cometeram crimes no Japão e se refugiaram no Brasil para aguardar a prescrição do crime; e cível --alguns decasséguis deixaram de cumprir obrigações como pagamento de pensões alimentícias.

Outra pauta é um pedido de criação de escolas para brasileiros e descendentes que não se adaptam ao sistema japonês, principalmente por causa do idioma --e escolas que oferecem aulas em português são particulares e caras.

Os deputados permanecem no Japão até domingo (3). Estão presentes, além de Chinaglia, Luiz Sérgio (PT-RJ), Walter Ihoshi (DEM-SP), Nelson Marquezelli (PTB-SP), José Carlos Araújo (PR-BA), Júlio Delgado (PSB-MG), Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), Renato Amary (PSDB-SP) e Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB).

Estão previstos também encontros com o imperador Akihito, o presidente da Câmara Alta, senador Satsuki Eda, com o prefeito da cidade de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki, e com o governador de Kyoto, Keiji Yamada. Os deputados ainda irão visitar a sede da Honda, para ver a apresentação de um robô, e o Memorial da Paz, em Hiroshima.

Na semana passada, Chinaglia visitou o Conselho das Américas, em Nova York. Depois da viagem ao Japão, ele retorna aos Estados Unidos. Na Quarta-Feira de Cinzas (6), Chinaglia abre o plenário da Câmara, em Brasília.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página