Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2008 - 16h17

Em assembléia, professores da UnB rejeitam proposta de afastamento de reitor

Publicidade

RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Em assembléia realizada nesta quarta-feira, professores da UnB (Universidade de Brasília) rejeitaram a proposta de afastamento do reitor da universidade, Timothy Mulholland --acusado de uso irregular de recursos públicos. A Folha Online apurou que professores ligados à reitoria compareceram em peso na assembléia com o objetivo de derrubar a proposta de afastamento de Mulholland.

Durante o encontro, a Adunb (Associação dos Docentes da Universidade de Brasília) chegou a retirar de pauta a proposta de afastamento do reitor. Mas o assunto foi recolocado nas discussões por aliados de Mulholland, que estavam em maioria para derrubar o pedido de afastamento.

Apesar de alguns professores esperarem a presença do reitor, ele não compareceu à assembléia para se justificar. Mas encaminhou defesa na qual afirma que os gastos da Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos) para compras de artigos de luxo para o seu apartamento foram autorizadas pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília.

Integrantes da Adunb apresentaram proposta elaborada por ex-integrantes da entidade com o pedido para que a reitoria discuta a gestão da universidade. Professores ouvidos pela Folha Online afirmaram que, atualmente, os docentes não têm conhecimento sobre os gastos administrativos da universidade.

Estudantes

Já os estudantes da UnB ingressaram uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para que o reitor seja afastado até o final das investigações e ainda instaurada uma auditoria interna na universidade.

Inconformado com a decisão dos professores, o presidente do DCE (Diretório Central de Estudantes), Fábio Félix, disse ainda que há suspeitas de que o anúncio do resultado do vestibular UnB foi adiado --de 17h para às 20h-- para esvaziar o protesto programado para este horário. Porém, a UnB negou a informação.

Segundo a assessoria, o horário foi mudado em decorrência dos inúmeros recursos encaminhados sobre a política de cotas.

"Vamos continuar pressionando para que o reitor se afaste. Vamos fazer vários atos e no dia 10, quando as aulas recomeçam, terá uma grande manifestação", disse Félix. "Não podemos deixar é que a coisa continue como está."

Comentários dos leitores
Carlos Lobitsky (1659) 03/07/2008 20h03
Carlos Lobitsky (1659) 03/07/2008 20h03
Interessante, ATÉ HOJE NINGUEM DA IMPRENSA NOS EXPLICOU SOBRE OS REPASSES DE VERDA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO, NA GESTÃO SERRA/KASSAB, repassou para a FINATEC, R$100milhões de reais.
Porque sera, eim?
Acusaram tanta gente, só para aparecer, e depois que viram o tiro no próprio pé ficaram na encolha, até o FORUM MORREU,
Êta turminha, cade a Yasbék, para comentar o repasse do Serra/kassab, o homem que assinou, reconheceu firma, e depois mentiu, vergonhosamente.
São eles que comandaram todas as CPI, no governo LULA, e ai oque aconteceu?
Só marmelada, pois contra LULA NADA, CONTRA ELES TUDO.
Estes reitores, estão pagando por serem simpatizantes de partidos que não PSDB/DEM, onde sempre aparece DETRANS, HOSPITAIS,METRÔS, TRENS, ALSTONS, ANÉIS VIARIO, CARTÕES DE CRÉDITO QUE NÃO EXISTIRAM E DEPOIS PASSARAM A SER DE DÉBITO, E DEPOIS SUMIU, como pode.
E parte da imprensa vem junto.
Nada como um dia após o outro.
Os escandalos aparecem sempre, e sempre PSDB/DEM onde governam, tem até acusação sobre Tribunal de Contas do Estado e do Municipio.
Pode?
Para nós não, para eles podem.
Ai sai uma nova pesquisa onde LULA continua com 89% e eles com 11% COITADINHOS, morreram, e esqueceram de se interrar.
149 opiniões
avalie fechar
manoel loia de melo (104) 03/07/2008 20h00
manoel loia de melo (104) 03/07/2008 20h00
tem que chamar todos os brasileiros que estão fora do país, fazer uma muralha da altura das nuvens e exterminar a todos, aguardar mais um milhênio e por um casal de europe para iniciar o brasil denovo.
acredito que depois teremos administrador público honesto. infelizmente acho que somente desse jeito é que será possível viver com vontade de se ler alguma coisa sem patifaria.
24 opiniões
avalie fechar
Jayme Elias Bentolila (25) 21/05/2008 09h39
Jayme Elias Bentolila (25) 21/05/2008 09h39
Foram mostradas as fotos do palácio que a UNB coloca a disposição dos reitores, que tal agora mostrarem fotos dos prédios da Unb onde os alunos estudam, do local onde moram os estudantes que la residem, para se ver a diferença de tratamento. 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (80)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página